Lista das 60 mil famílias que perderão o Bolsa Família em JUNHO
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) divulgou recentemente uma notícia preocupante para muitas famílias que dependem do programa Bolsa Família. Um grande número de beneficiários não poderá contar com o pagamento a partir de junho.
Trata-se da interrupção dos pagamentos que acontecerá após o final dos depósitos em maio. Veja mais informações sobre as razões que levaram ao corte e como contornar a situação a seguir.
Por que motivo o pagamento do Bolsa Família será interrompido em junho?
Muitos brasileiros em situação de vulnerabilidade recebem ajuda vital do Bolsa Família. Esses grupos recebem o básico do programa, com uma renda mínima de R$ 600. Após várias revisões no sistema, a decisão de interromper os pagamentos a 67 mil beneficiários em maio e a outros 68 mil em junho foi tomada logo depois.
Essas revisões visam principalmente atualizar e corrigir os dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e controlar a frequência escolar das crianças que participam dos programas. Os seguintes são os requisitos para a redução do benefício:
- Dados não atualizados no CadÚnico: é fundamental para a continuidade do recebimento do benefício manter as informações atualizadas.
- Renda per capita acima do limite: a renda total por membro da família não pode exceder R$ 218. Caso contrário, o benefício da família pode ser interrompido;
- Baixa frequência escolar: para manter os benefícios, é necessário manter um nível de frequência escolar pedido pelo programa – 85% nas aulas dos alunos de seis a 15 anos e de 75% dos jovens entre 16 e 17 anos.
Outras variáveis que afetam o bloqueio
Além dos requisitos já mencionados, a vacinação em dia das crianças, acompanhamento nutricional para crianças menores de 7 anos e acompanhamento pré-natal para gestantes são requisitos que, se não atendidos, podem levar à suspensão temporária do Bolsa Família.
Essas ações não se concentram apenas na preservação da educação e da saúde, mas também na preservação da integridade física e do bem-estar das famílias.
O que fazer caso seu benefício seja bloqueado?
Por último, mas não menos importante, os beneficiários do Bolsa Família que tiveram seu financiamento bloqueado podem obter orientação nos centros de assistência social ou diretamente no site do MDS. Assim, eles podem compreender melhor os critérios e como regularizar suas circunstâncias.