O processo de envelhecimento traz alterações fisiológicas, psicológicas e sociais, e alguns órgãos do corpo passam a funcionar em ritmo mais lento podendo reduzir a absorção de alguns nutrientes.
Além disso, o uso de alguns medicamentos contínuos podem afetar a digestão.
Por este motivo é fundamental que a alimentação do idoso seja equilibrada, rica em fibras e nutrientes saudáveis.
Princípios de uma alimentação adequada para idosos
De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, uma alimentação saudável deve ser acessível do ponto de vista físico e financeiro, variada, referenciada pela cultura alimentar, harmônica em quantidade e qualidade, naturalmente colorida e segura sanitariamente.
Quais alimentos devem ser evitados por idosos?
Para uma boa qualidade de vida, a pessoa idosa deve evitar o excesso de açúcar (doces, chocolates, sorvetes), sal e gordura encontrados em diversos alimentos industrializados (salgadinhos, biscoitos, bolachas recheadas).
Além de bebidas ultraprocessadas (suco de caixinha e saquinho, refrigerantes, chás de caixinha) e alcoólicas (destilados em geral) e embutidos (linguiça, presunto, salames).
Importância da alimentação na qualidade de vida dos idosos
Segundo o manual da Alimentação Saudável para a Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, a atenção integrada e humanizada e realizada com base na família, seja capaz de trazer a pessoa idosa para o centro dos cuidados, com ações de promoção da saúde, tendo a alimentação e a nutrição como pilares fundamentais para tal.