Recadastramento do BPC 2024: Tudo que você precisa saber
Por: Milena Armando
O recadastramento do BPC (Benefício de Prestação Continuada), oferecido pelo INSS, já está disponível para os beneficiários.
A medida, anunciada pelo Governo Federal no dia 26 de julho, tem como objetivo identificar fraudes e inconsistências na concessão desse importante benefício social.
Segundo a nova orientação, os aposentados devem atualizar seus dados cadastrais dentro de um prazo específico, que varia entre 45 e 90 dias.
Caso contrário, o pagamento do benefício pode ser suspenso. A seguir, mostramos todos os passos para realizar essa atualização de forma correta e segura.
Como fazer o recadastramento do BPC?
A primeira coisa a fazer é acessar o aplicativo ‘Meu INSS’. Use o seu CPF e clique em "consultar" para verificar se o seu nome está na lista de pessoas que precisam atualizar ou fazer a inscrição no CadÚnico.
O INSS começou a enviar notificações via mensagens para quem está com a atualização pendente ou desatualizada.
Após a consulta, se houver a necessidade de atualização, você deverá procurar atendimento no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) ou em um posto de atendimento do CadÚnico.
É importante lembrar que o INSS não pedirá dados pessoais nem biometria facial através do aplicativo. Toda a documentação deve ser apresentada diretamente no CRAS.
Documentos necessários
Para fazer a atualização cadastral, prepare os documentos a seguir:
Documento de identificação válido (RG ou CNH); CPF; comprovante de residência; comprovante de renda (se houver); certidão de nascimento ou casamento.
O beneficiário que não estiver no CadÚnico ou com o cadastro desatualizado há mais de 48 meses deverá regularizar sua situação dentro de 45 dias, nas cidades com até 50 mil habitantes.
Já aqueles que vivem em cidades maiores terão um prazo de 90 dias.
A primeira fase do programa de revisão será focada exclusivamente na checagem de dados cadastrais e renda.
Não haverá encaminhamento para perícia médica, exceto para aqueles que estão afastados pelo antigo auxílio-doença por longos períodos. Nesses casos específicos, a avaliação será realizada através de perícia médica.
Onde posso obter mais informações?
Para mais informações sobre o recadastramento do BPC, acesse o aplicativo ‘Meu INSS’, procure o CRAS mais próximo ou ligue para a central de atendimento do INSS.
Ficar atento aos prazos e às orientações é fundamental para evitar a suspensão do benefício.