INSS inicia pagamento do 13º para aposentados e pensionistas nesta semana
Por: Milena Armando
O INSS anunciou o início do pagamento do 13º salário aos aposentados, pensionistas e outros beneficiários. A medida, que visa injetar recursos na economia, começará nesta quarta-feira (24) para quem ganha até um salário mínimo.
Quem está elegível para receber o 13º?
Neste ano, têm direito ao abono anual pessoas que receberam benefícios como auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão da Previdência Social.
A expectativa é que mais de 33,7 milhões de beneficiários sejam alcançados com a medida do INSS neste ano.
Tradicionalmente, o pagamento do 13º do INSS é realizado no segundo semestre do ano. Contudo, nas recentes gestões, o governo decidiu por antecipar o pagamento para o primeiro semestre.
Isso foi realizado com o objetivo de estimular a economia, essencialmente em períodos de recuperação econômica. Nos anos de 2022 e 2023, por exemplo, o pagamento ocorreu entre maio e junho.
Datas e detalhes do pagamento
O pagamento do 13º do INSS será realizado em duas parcelas. Confira as datas importantes:
Para quem recebe até 1 salário mínimo (R$ 1.412):
Final do NIS: 1 - Pagamentos em 24/4 e 24/5; Final do NIS: 2 - Pagamentos em 25/4 e 27/5; Final do NIS: 3 a 0 - Demais datas de acordo com o último número do NIS, seguido do mês subsequente para a segunda parcela.
Para quem recebe mais que 1 salário mínimo:
Final do NIS: 1 e 6 - Pagamentos em 2/5 e 3/6; Final do NIS: 2 e 7 a 0 - Demais pagamentos de acordo, com a segunda parcela no mês subsequente.
A antecipação do pagamento do 13º tem sido vista como uma ferramenta vital para estimular a economia brasileira, promovendo maior circulação de dinheiro e ajudando a impulsionar o consumo e os investimentos no país durante o primeiro semestre.