A anemia é uma doença multifatorial comum em idosos. Estima-se que mais de 10% das pessoas acima de 65 anos tenham a doença, chegando a 20% acima dos 85 anos.
A anemia não deve ser aceita como uma consequência inevitável do envelhecimento e exige atenção.
O início dos sinais e sintomas geralmente é enganoso. Muitos pacientes ajustam suas atividades à medida que seus corpos fazem adaptações fisiológicas para a condição.
Sintomas
A identificação precoce dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento da anemia em idosos.
Alguns sintomas que podem indicar anemia no idoso incluem: Palidez cutâneo mucosa; fadiga e cansaço excessivo; desinteresse por atividades corriqueiras, que pode ser confundido com depressão e apatia e dificuldade para se movimentar por conta dos baixos níveis de hemoglobina
Principais causas
A anemia em idosos pode ser causada por diversos fatores, que variam desde deficiências nutricionais até doenças crônicas.
As principais causas da anemia nos idosos são: Deficiências de ferro, geralmente causada por sangramentos crônicos em trato gastrointestinal e de folato e de vitamina B12, causada tanto pela má-absorção como pela dieta deficiente
Doenças crônicas como hipotireoidismo, insuficiência renal, doenças reumatológicas, infecções; câncer e síndrome mielodisplásica e mieloma múltiplo
Por que a anemia no idoso é tão preocupante?
A anemia no idoso tem impacto significativo nos desfechos de saúde, aumentando a vulnerabilidade e o risco de hospitalização.
O hematologista é o especialista que irá diagnosticar as causas da anemia e indicar o melhor tratamento para oferecer mais qualidade de vida ao paciente.
Métodos de diagnóstico
Incluem exames de sangue, endoscopia ou colonoscopia, avaliação da absorção de nutrientes e exames específicos, como diagnóstico de condições crônicas e câncer.
Opções de tratamento
Reposição de ferro, folato e vitamina B12, tratamento de doenças crônicas, terapia contra câncer e transfusão de sangue.
É fundamental que os idosos e seus cuidadores estejam atentos aos sinais de anemia e procurem assistência médica assim que suspeitarem da condição.
Um diagnóstico precoce e um plano de tratamento adequado podem fazer toda a diferença na qualidade de vida dos idosos.