Alerta! Golpistas se passam por servidores do INSS para roubo de dados de idosos

Por: Milena Armando

Uma nova modalidade de fraude está alarmando beneficiários do INSS. Golpistas estão se passando por servidores do Instituto para realizar uma suposta "prova de vida presencial" nas residências dos aposentados e segurados, visando o roubo de informações pessoais.

Como os golpistas estão agindo?

Os criminosos, munidos de crachás falsificados contendo nome, foto e uma alegada função de realizar a "prova de vida presencial", têm visitado as casas de beneficiários do INSS.

O INSS já está ciente das atividades fraudulentas e alerta a todos os beneficiários para não fornecerem quaisquer dados pessoais.

As visitas legítimas feitas por funcionários do INSS para verificações são previamente comunicadas e não envolvem a coleta de documentos ou informações pessoais da maneira como os golpistas têm solicitado.

Caso receba a visita de alguém se passando por servidor, recuse-se a entregar qualquer documento e contacte o número 135 do INSS para confirmar a identidade do indivíduo.

saiba mais

Existem vítimas confirmadas destes golpes?

Ainda não foram divulgadas informações sobre o número exato de vítimas afetadas por este golpe. 

No entanto, o INSS em conjunto com a Polícia Federal está em processo de investigação para rastrear e penalizar os envolvidos nesse esquema fraudulento.

Alessandro Stefanutto, presidente do Instituto, garantiu que nenhum ato que prejudique os aposentados e pensionistas será tolerado. "Todas as denúncias estão sendo rigorosamente investigadas para que medidas cabíveis e severas sejam aplicadas aos responsáveis", afirmou.

Este novo esquema de golpes é um lembrete da constante necessidade de vigilância contra fraudes, especialmente aquelas que visam os mais vulneráveis como os aposentados e pensionistas. Fique atento e proteja suas informações.

conheça nosso site