Abuso de drogas entre idosos: Um problema crescente
Por: Milena Armando
É um tema delicado, mas não podemos fechar os olhos para um problema que afeta cada vez mais a população idosa: o abuso de drogas.
A atenção geralmente se volta para as drogas ilícitas consumidas por jovens, mas um grupo muitas vezes esquecido sofre em silêncio.
Estamos falando de idosos que lidam com a dependência de medicamentos prescritos e álcool, substâncias legais, porém não menos perigosas quando usadas de forma inadequada.
Embora pensamos geralmente em drogas de rua como maiores ameaças, é surpreendente saber que cerca de 20% dos idosos enfrentam problemas relacionados ao álcool ou medicamentos prescritos.
Além dos riscos à saúde, como doenças cardíacas ou depressão, esse tipo de dependência também aumenta o risco de acidentes domésticos, desnutrição e isolamento social.
Por que idosos são vulneráveis ao abuso de substâncias?
A geração mais velha pode se tornar dependente de substâncias por diversos motivos, incluindo solidão, depressão ou manejo inadequado da dor.
Muitas vezes, essa dependência começa sem que a pessoa se dê conta, como resultado de uma prescrição médica.
Medicamentos sedativos e analgésicos, prescritos com a melhor das intenções, podem levar a um ciclo de dependência difícil de romper sem ajuda adequada.
Quais substâncias são mais abusadas pelos idosos?
Embora o álcool seja a substância mais comum, medicamentos como barbitúricos e benzodiazepínicos (como Diazepam e Valium) também são frequentemente abusados.
Esses medicamentos podem acumular-se no organismo dos mais velhos, tornando-os particularmente perigosos devido à menor capacidade do corpo de metabolizar essas substâncias.
Como identificar o abuso de substâncias em idosos?
Alterações repentinas de humor ou comportamento; desorientação ou confusão frequente.
Diminuição do interesse em atividades prazerosas; queixas constantes de saúde que não melhoram com tratamento e uso excessivo de medicamentos além da dose prescrita.
Estes são apenas alguns dos sinais de que um idoso pode estar enfrentando problemas com álcool ou medicamentos.
Como ajudar um idoso com dependência?
A abordagem deve ser sempre feita com cuidado e preferencialmente com o apoio de profissionais de saúde.
Programas de reabilitação e grupos de apoio como Alcoólicos Anônimos são recursos valiosos na luta contra a dependência.
Tratar o abuso de substâncias em idosos é um desafio que requer a combinação de tratamento médico, apoio emocional e, muitas vezes, modificações no estilo de vida.
Com a atenção e o cuidado adequados, é possível recuperar a qualidade de vida e oferecer aos nossos idosos o respeito e a dignidade que eles merecem.