Você pode passar um PIX errado se não souber dessa mudança

A partir desta segunda-feira, 28, o Pix Agendado Recorrente se torna um serviço obrigatório para todas as instituições financeiras no Brasil. A iniciativa busca melhorar a experiência dos usuários ao facilitar pagamentos recorrentes, como aqueles realizados quinzenal ou mensalmente para serviços de terapeutas, diaristas, personal trainers e para o envio de mesada. A ferramenta também se aplica ao pagamento de aluguéis entre pessoas físicas.

A medida, anunciada pelo Banco Central em dezembro do ano passado, permitirá que os usuários agendem transferências periódicas sem precisar realizá-las manualmente.

Segundo o BC, essa facilidade reduz a chance de atrasos nos pagamentos, uma vez que os usuários garantem que as transferências ocorrerão automaticamente nas datas escolhidas.

Prazo de adequação dos bancos

Os bancos que ainda não oferecem o serviço terão até abril de 2025 para se adequarem. O BC exige que as transferências sejam processadas entre 0h e 8h, sempre que houver saldo suficiente na conta.

Caso não haja fundos, o cliente deve ser notificado, e uma nova tentativa será realizada entre 18h e 21h. Se o pagamento ainda não ocorrer, a instituição deverá enviar um novo alerta.

Pix Agendado x Pix Automático: quais são as diferenças?

De acordo com o Banco Central, o Pix Agendado e o Pix Automático têm funcionalidades distintas. O Pix Agendado permite ao usuário configurar pagamentos recorrentes, sendo o pagador responsável pela criação da ordem de pagamento. Essa modalidade pode ser utilizada tanto para pagamentos a pessoas físicas quanto a pessoas jurídicas.

Já o Pix Automático, previsto para lançamento em 16 de junho de 2025, funcionará de maneira diferente, com as instruções de pagamento fornecidas pelo recebedor (obrigatoriamente uma pessoa jurídica), mediante autorização prévia do pagador.

O recurso visa simplificar o processo de cobrança para empresas e possibilitará que cobranças periódicas sejam realizadas automaticamente.

Comodidade e redução de custos para empresas e usuários

O Pix Automático trará ainda mais praticidade para o pagador, que poderá autorizar pagamentos periódicos diretamente pelo celular, eliminando a necessidade de autenticação em cada transação. Para as empresas, o recurso poderá diminuir custos operacionais, aumentar a eficiência dos processos de cobrança e reduzir a inadimplência.

O BC destaca que o Pix Automático será especialmente útil para setores como serviços públicos, educação, academias, condomínios, planos de saúde, streamings e assinaturas de portais de notícias e clubes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.