Você nunca mais vai querer tomar refrigerante depois de ler essa notícia
O urologista Thales Franco de Andrade compartilhou um procedimento que tem ganhado grande repercussão nas redes sociais. O vídeo, que mostra a retirada de múltiplos cálculos renais de um paciente, já acumula mais de 8,4 milhões de visualizações.
O destaque da postagem foi o fato de o paciente consumir, de forma diária, entre 2 a 3 litros de refrigerante, especialmente refrigerantes como a Coca-Cola.

Em sua explicação, o médico abordou o impacto negativo do consumo excessivo de refrigerantes, ricos em ácido fosfórico e açúcares, na saúde renal.
Ele alertou que esse tipo de bebida favorece a formação de cálculos renais compostos de oxalato e fosfato de cálcio. Esses cálculos podem se formar não só nos rins, mas também na bexiga.
“Além da baixa ingestão de água, a acidificação urinária, o aumento da excreção de cálcio e a elevação dos níveis de oxalato são fatores que potencializam o risco de nefrolitíase”, explicou Thales.
Hidratação adequada
Thales Franco de Andrade enfatiza que a hidratação adequada e a moderação no consumo de refrigerantes são fundamentais para a prevenção de problemas renais. “Manter uma hidratação adequada e evitar o consumo excessivo de refrigerantes são medidas essenciais para a prevenção”, afirma o profissional da saúde.
Ele reforça que, para manter uma boa saúde renal, é essencial refletir sobre o que consumimos no dia a dia, com foco principalmente na hidratação.