Veranico: se prepare para temperaturas de 7ºC acima da média
De acordo com as últimas análises da Climatempo, o Brasil está prestes a enfrentar um novo veranico, devido à formação de um bloqueio atmosférico na região central do país. Este fenômeno, constituído por uma massa de ar quente, tende a elevar significativamente as temperaturas nas próximas semanas, principalmente no Centro-Sul brasileiro.
O bloqueio atmosférico, que é um sistema de alta pressão situado em níveis médios da atmosfera, intensificará a circulação de ar descendente, o que contribui diretamente para o aquecimento do ar e para a diminuição de chuvas. Este cenário meteorológico dificulta também o deslocamento de frentes frias, assegurando assim um clima mais quente e seco que o habitual neste período do ano.
Como funciona um bloqueio atmosférico
Os bloqueios atmosféricos são fenômenos que ocorrem quando correntes de alta pressão se estabelecem na atmosfera, alterando a direção e a velocidade dos ventos. Essa mudança na dinâmica atmosférica tem como resultado direto o aumento das temperaturas na superfície e uma significativa redução na formação de nuvens de chuva. Consequentemente, o clima permanece mais seco e quente por um período prolongado.
Segundo previsões, a elevação da temperatura será mais intensa no oeste dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Nessas áreas, as temperaturas podem ultrapassar a média em até 7ºC. A influência dessa massa de ar interessa ainda a estados como São Paulo, Rio de Janeiro e até o sul do Acre, onde as temperaturas deverão ser entre 3ºC e 5ºC acima do esperado para essa época do ano.
O que esperar para o resto do inverno
Os especialistas em meteorologia alertam que, embora as próximas semanas se apresentem mais quentes, isso não exclui a possibilidade de períodos mais frios. Mesmo com um inverno marcado por temperaturas superiores às médias de anos anteriores, ainda podem ocorrer oscilações que trazem dias mais gelados, seguindo um padrão de variabilidade térmica.