Veja quais as mudanças para os beneficiários do novo CadÚnico

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou uma atualização no sistema do Cadastro Único (CadÚnico), que entrará em vigor a partir de 17 de março. Essa será a primeira grande reformulação desde 2010.

Para viabilizar a implementação da nova plataforma, o portal dos gestores ficará indisponível entre os dias 1º e 16 de março. Segundo o MDS, o período de suspensão foi escolhido para coincidir com o Carnaval, reduzindo o impacto para os usuários.

O que é o Cadastro Único e quem pode se inscrever?

O CadÚnico é o principal meio de acesso a programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família. Atualmente, mais de 40 milhões de famílias estão registradas, abrangendo cerca de 94 milhões de brasileiros.

Podem se cadastrar famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou que tenham renda total de até três salários mínimos. O processo de inscrição deve ser feito em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próxima.

Quais são as mudanças previstas para 2025?

A nova versão do sistema trará um plataforma modernizada, que permitirá um cruzamento de dados mais eficiente entre diferentes bases do governo federal. Com isso, a inclusão e atualização de informações serão feitas de forma automatizada, reduzindo burocracias.

A principal novidade será o uso do CPF como chave de acesso, o que facilitará a verificação da veracidade dos dados e a identificação de possíveis pendências.

Além disso, a integração com a Carteira de Identidade Nacional e bases biométricas permitirá um controle mais rigoroso e seguro das informações cadastradas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.