Veja os efeitos diferentes causados pela nova vacina da gripe
Com a capacidade de evitar internações hospitalares e mortes causadas pelo vírus Influenza, a vacina da gripe é reconhecida por sua eficácia e segurança.
No entanto, como qualquer imunizante, pode causar algumas reações, geralmente leves e de curta duração.
Entender essas reações é fundamental para desmistificar o processo de vacinação e garantir que mais pessoas se sintam seguras ao se vacinarem.
Quem deve se vacinar contra a gripe?
A vacinação contra a gripe é recomendada para diversos grupos prioritários, incluindo:
- Idosos
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes e puérperas
- Povos indígenas
- Pessoas em situação de rua
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Pessoas com deficiência permanente
- População privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens
- Profissionais das Forças Armadas e das áreas de saúde, educação, segurança pública, salvamento, unidades prisionais, transporte rodoviário coletivo e de carga e portos
Reações comuns à vacina da gripe
As vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil são inativadas, ou seja, feitas a partir de vírus mortos, o que significa que não podem causar a doença. Elas são formuladas para proteger contra diferentes cepas do vírus Influenza, sendo oferecidas em versões trivalente e tetravalente.
Após a aplicação, algumas pessoas podem experimentar reações leves. A manifestação mais comum é a dor ou inchaço no local da injeção, que ocorre em cerca de 20 a 25% dos vacinados.
Esses sintomas geralmente desaparecem sem necessidade de tratamento em até 48 horas. Além disso, febre baixa, dor de cabeça, mal-estar e cansaço são reações que podem surgir, mas que também são de curta duração.
Como amenizar os sintomas das reações?
Embora as reações à vacina da gripe sejam geralmente leves, algumas medidas podem ajudar a aliviar o desconforto. Manter-se hidratado e seguir uma alimentação saudável são recomendações básicas.
Evitar atividades físicas intensas e aplicar compressas frias no local da injeção também podem ser úteis. Caso os sintomas sejam mais intensos, é aconselhável procurar orientação médica para o uso de analgésicos, sempre evitando a automedicação.
Quando procurar ajuda médica?
Embora raras, algumas reações mais intensas à vacina da gripe podem ocorrer e requerem atenção médica.
Febre alta, reações alérgicas graves, dificuldade respiratória e sinais de fraqueza são exemplos de sintomas que devem ser avaliados por um profissional de saúde.
Pessoas com histórico de alergia ao ovo devem consultar um médico antes de se vacinarem, devido à presença de traços de proteínas do ovo na vacina.
Em suma, a vacinação continua sendo uma prática segura e eficaz, e o acompanhamento médico em casos de reações adversas é uma medida de precaução para garantir a segurança de todos.