Veja o que essa mulher fez para ter a aposentadoria de volta aos 113 anos

Após anos sem receber a aposentadoria, a indígena Germana Perãamo, de 113 anos, da etnia Xavante, voltou a ter acesso ao benefício previdenciário. Residente na Aldeia Cachoeira, em Água Boa, a 736 km de Cuiabá, ela enfrentava dificuldades burocráticas desde 2023, quando o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) bloqueou o pagamento por falta de comprovação de vida.

Bloqueio e retomada do benefício

image 6

O impasse ocorreu porque Perãamo utiliza, desde o nascimento, um único documento de identidade emitido pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que nunca foi atualizado. A falta de registros recentes impossibilitou a comprovação de que ela ainda estava viva, levando à suspensão do pagamento.

A situação foi resolvida após um mutirão realizado pela Defensoria Pública de Mato Grosso (DPE-MT), que revisou os dados da beneficiária e identificou um pedido de recuperação feito por um advogado.

Curatela e audiência judicial

Após a regularização da aposentadoria, a idosa também deu entrada no Termo de Curatela, medida que permitirá que seu filho tenha autorização legal para acessar o valor do benefício em seu nome. A audiência final sobre o caso está marcada para abril.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.