Trabalhadores recebem ótima notícia e FGTS está disponível para saque
O saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma modalidade que permite aos trabalhadores retirarem parte do saldo de suas contas do FGTS anualmente, no mês de seu aniversário.
Essa opção, que surgiu como uma alternativa ao saque-rescisão, oferece flexibilidade aos trabalhadores que desejam ter acesso a uma parte de seus recursos antes de uma eventual demissão.
Para participar do saque-aniversário, é necessário que o trabalhador faça a adesão à modalidade. A adesão pode ser realizada por meio do aplicativo oficial do FGTS ou em agências da Caixa.
Uma vez aderido, o trabalhador poderá sacar um percentual do saldo disponível em suas contas do FGTS anualmente, no mês de seu aniversário.
Datas do saque-aniversário em 2025
Os prazos para o saque-aniversário neste variam conforme o mês de nascimento do trabalhador. Veja:
- Abril: de 1º de abril a 30 de junho
- Maio: de 2 de maio a 31 de julho
- Junho: de 2 de junho a 29 de agosto
- Julho: de 1º de julho a 30 de setembro
- Agosto: de 1º de agosto a 31 de outubro
- Setembro: de 1º de setembro a 28 de novembro
- Outubro: de 1º de outubro a 30 de dezembro
- Novembro: de 3 de novembro a 30 de janeiro de 2026
- Dezembro: de 1º de dezembro a 27 de fevereiro de 2026
Medida provisória permitiu saque de saldo retido
Uma Medida Provisória foi editada para permitir a liberação do saldo retido do FGTS para trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário entre janeiro de 2020 e 28 de fevereiro.
Essa medida não alterou as regras do saque-aniversário, mas permitiu que os trabalhadores tivessem acesso temporário aos valores bloqueados, sem perder o direito à multa rescisória em caso de demissão sem justa causa.
Após 28 de fevereiro, aqueles que aderirem ao saque-aniversário e forem demitidos terão seus saldos bloqueados novamente, podendo sacar apenas a multa rescisória.
Em suma, o saque-aniversário do FGTS oferece uma alternativa interessante para aqueles que desejam ter acesso a parte de seus recursos anualmente. No entanto, é essencial que os trabalhadores avaliem suas necessidades financeiras e a estabilidade de seu emprego antes de optar por essa modalidade.