Trabalhadores podem correr para os Correios e solicitar auxílio-doença
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a ampliação do acordo com os Correios para que pedidos do benefício por incapacidade temporária, via Atestmed, possam ser realizados nas agências da estatal. Segundo dados da entidade, os pedidos de benefício por incapacidade temporária representam 78,66% dos benefícios concedidos pela instituição.
O Atestmed é um serviço digital do INSS que permite ao segurado solicitar o benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença, sem a necessidade de passar por uma perícia médica presencial.
Fase de teste
O serviço foi testado no primeiro semestre de 2024 como um projeto piloto em Fortaleza e Aracaju, onde 11 agências participaram da fase experimental.
A partir do próximo ano, o plano é expandir essa iniciativa para cerca de 2,6 mil agências dos Correios em todo o Brasil, com uma futura ampliação para 7 mil unidades próprias da empresa. Atualmente, os Correios contam com 11 mil agências, sendo que 7 mil são de gestão direta. O INSS possui 1,6 mil agências em todo o país.
Como será o atendimento
Pela parceria, um funcionário dos Correios poderá auxiliar o segurado no preenchimento do pedido de benefício via Atestmed, além de digitalizar os documentos necessários, como o atestado médico, e enviá-los diretamente pelo Meu INSS, aplicativo ou site da Previdência Social.
Outra opção oferecida aos segurados é iniciar o processo pela Central 135 do INSS e finalizar o requerimento em uma das agências dos Correios.
Redução do prazo de resposta
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, destacou que a meta é reduzir o prazo de análise dos pedidos feitos pelo Atestmed para 15 dias, um avanço em relação aos 30 dias que atualmente são necessários.
Por sua vez, o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, afirmou que a expansão do serviço busca alcançar as regiões mais remotas do Brasil, levando os serviços do INSS a locais de difícil acesso.
O ministro da Previdência, Carlos Lupi, enfatizou que o convênio visa facilitar o acesso da população aos serviços do INSS e evitar a necessidade de intermediários. Segundo ele, o objetivo é garantir que os segurados possam solicitar os benefícios de forma direta e ágil.