Tire sua carteira de motorista sem pagar nenhum centavo
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), em parceria com o Governo do Estado, confirmou a continuidade do Programa CNH Social para o ano de 2025. A iniciativa, que permite a obtenção gratuita da carteira de habilitação, deve começar já nos primeiros meses do ano.
Embora o número exato de vagas ainda não tenha sido oficializado, a previsão é de que, como nos anos anteriores, sejam abertas mais de 7 mil oportunidades. As vagas serão distribuídas em duas etapas: 3.500 na primeira fase, que deve ocorrer no início do ano, e 3.500 na segunda fase, prevista para o segundo semestre.
Nos últimos dois anos, o programa atendeu milhares de cidadãos capixabas, consolidando-se como uma das principais iniciativas sociais do governo estadual, com foco em oferecer oportunidades para pessoas de baixa renda.
Inscrições e critérios de participação
As inscrições para o programa serão realizadas exclusivamente no site oficial do Detran-ES, em datas que serão detalhadas no edital a ser publicado em breve. Informações como critérios de seleção, requisitos e o cronograma completo também serão divulgadas no documento.
Até o momento, o público-alvo do programa permanece o mesmo: pessoas de baixa renda cadastradas em programas sociais. Com base nos formatos anteriores, os participantes poderão se inscrever para:
- Primeira habilitação nas categorias A (motocicletas) ou B (carros);
- Adição de categoria, como incluir A ou B para quem já possui habilitação;
- Mudança de categoria, como para D (veículos de transporte de passageiros) ou E (veículos de grande porte, como caminhões e carretas).
CNH Social: um programa estratégico
Segundo o Detran-ES, o Programa CNH Social é considerado uma ação prioritária para o Governo do Estado, promovendo inclusão social e oportunidades de qualificação profissional.
Mais detalhes sobre o projeto, incluindo o edital com todas as orientações, serão divulgados ao longo de 2025. Fique atento ao site oficial do Detran para não perder os prazos de inscrição.