Terror do INSS: idoso de 102 anos recebe aposentadoria há quase 50 anos

O cearense João Marinho Neto, nascido em 5 de outubro de 1912, foi oficialmente reconhecido pelo Guinness World Records como o homem mais velho do mundo, aos 112 anos. Além disso, ele também detém um título singular na Previdência Social, sendo o segurado mais longevo do país, com 46 anos de aposentadoria.

Atualmente, João Neto reside em um lar de idosos no município de Apuiarés, no interior do Ceará, localizado a cerca de 250 km de Fortaleza.

Ele se aposentou aos 66 anos e, desde 1978, recebe o benefício previdenciário voltado a empregadores rurais – uma categoria que, ao longo das décadas, passou por mudanças legislativas e alterações nos critérios de concessão.

image 21
O idoso é reconhecido pelo Livro dos Recordes como o homem mais velho do mundo, com 112. Além disso, é o aposentado mais longevo da Previdência Social brasileira, há 46 anos (Crédito: Divulgação)

Como a cidade não possui uma unidade do INSS, seu benefício é mantido pela agência mais próxima, situada no município de Pentecostes, a 30 km de distância.

Uma vida dedicada ao campo e à família

Natural de Maranguape (CE), João Neto construiu sua trajetória profissional no meio rural, dedicando-se à criação de animais, como gado, bodes e capotes, além do cultivo de alimentos. Ao longo dos anos, formou uma família numerosa: são 7 filhos, 22 netos, 15 bisnetos e 3 tataranetos.

Apesar das brincadeiras que circulam na internet sobre aposentados centenários, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) destacou, em nota oficial, que o cearense representa um orgulho para a instituição.

Além disso, ressaltou que, mesmo em cidades sem uma Agência da Previdência Social, os cidadãos podem obter atendimento por meio do telefone 135 ou pelos canais digitais no site e aplicativo Meu INSS.

Reconhecimento internacional

A longevidade de João Neto já vinha sendo monitorada pelo LongeviQuest, um grupo de pesquisadores que estuda e registra os chamados supercentenários – pessoas com 110 anos ou mais – em todo o mundo.

Em abril de 2024, quando ainda tinha 111 anos, ele já havia sido identificado como o homem mais velho da América Latina.

A família celebrou o reconhecimento do Guinness World Records e destacou que João Neto ficou muito feliz ao saber da conquista. Apesar da idade avançada, ele tem plena consciência do título alcançado e segue recebendo carinho e admiração de familiares e amigos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.