Terror do INSS? Idosa mais velha do Brasil tem 119 e pode receber título mundial
Os 119 anos de vida completados em 10 março deste ano reforçam a possibilidade de Deolira Gliceria Pedro da Silva ser reconhecida como a pessoa mais idosa do mundo. Originária de Porciúncula, no extremo norte do Rio de Janeiro, a carioca conta com uma longevidade notável.
Sua neta, Leila Ferreira da Silva, de 63 anos, revelou ao jornal Extra que não estava ciente de como inscrever sua avó no livro de recordes Guinness. Ao ser informada de que Deolira supera em dois anos a pessoa mais idosa atualmente registrada no livro, Leila expressou surpresa. O documento de Deolira Gliceira registra sua data de nascimento como 10/03/1905.
Idosa mais velha do mundo do Guinness World Records tem 117 anos; Deolira possui dois anos a mais
Atualmente, o Guinness World Records reconhece Maria Branyas Morera, de 117 anos, como a pessoa mais velha do mundo. A norte-americana, de ascendência espanhola, celebrou seu aniversário em 4 de março.
Apesar da diferença de dois anos, Deolira e Maria compartilham uma condição notável de saúde para mulheres centenárias. Maria concordou em submeter-se a testes científicos conduzidos por pesquisadores interessados em desvendar os segredos de uma vida longa, como a dela, de acordo com o Guinness.
O médico responsável pelo cuidado de Deolira afirmou que ela não possui restrições alimentares, desde que a comida seja pastosa, conforme relatado pelo Extra. Familiares da idosa mencionaram que, apesar de enfrentar dificuldades de locomoção após uma queda, Deolira conseguiu costurar até os 105 anos sem precisar de auxílio.
O que falta para Deolira ir parar no Guinness World Records?
Para que o recorde de longevidade de Deolira seja oficializado pelo Guinness, a marca precisa ser registrada no site do livro, onde uma equipe especializada avaliará os documentos e realizará pesquisas adicionais para confirmar as informações.