Tentando economizar, essas pessoas podem ser dar mal quando o assunto é INSS
Economizar não é uma tarefa fácil, principalmente no Brasil. Ao tentar fazer isso, muitas pessoas optam por reduzir sua proteção previdenciária para pagar menos.
Para contribuintes individuais, como profissionais liberais que trabalham por conta própria, ou segurados facultativos, que não estão empregados mas desejam ter cobertura do INSS, a regra geral estipula uma contribuição equivalente a 20% de seu respectivo salário.
No entanto, de acordo com Rômulo Saraiva, advogado especialista em Previdência Social e mestre em Direito Previdenciário pela PUC-SP, além de colunista da Folha de S. Paulo, existe a possibilidade de reduzir esse custo mensal para 5% ou 11%.
No entanto, é importante considerar as implicações dessa decisão, muitas vezes desconhecidas. Optar por pagar menos resulta em restrições no leque de benefícios previdenciários disponíveis.
De acordo com Saraiva: “caso o segurado tenha pagado com alíquota de 5% ou de 11%, há a possibilidade de se arrepender, a fim de ter aposentadoria por tempo de contribuição ou aposentadoria não limitada ao salário mínimo”. O advogado ainda afirma que “é necessário fazer a complementação até atingir 20%”.
Veja também: mais duas instituições aderem ao clube de vantagens INSS
O Banco PAN e o Itaú recentemente se juntaram aos parceiros que oferecem descontos em serviços para aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS através do cartão virtual Meu INSS+.
Os beneficiários do INSS podem adquirir o cartão virtual através do site Meu INSS ou pelo aplicativo Meu INSS disponível para dispositivos Android e iOS.
Até o dia 8 de fevereiro, foram contabilizados 19.055.689 acessos, resultando em 1.150.225 carteiras geradas e 517.397 downloads de PDF.
O cartão Meu INSS+ oferece descontos em uma variedade de estabelecimentos e serviços, incluindo farmácias, cinemas, shows, serviços diversos, telemedicina, seguros e viagens. Para desfrutar desses benefícios, os usuários precisam acessar o aplicativo ou o site Meu INSS e selecionar o ícone “carteira do beneficiário”.