Tempo de Espera Diminui: INSS Promete Aposentadoria em 30 Dias
Será que a medida vai ser colocada em prática? O INSS está buscando encurtar para 30 dias o tempo de espera na fila para a concessão de benefícios, como aposentadorias e pensões.
A meta, conforme relatado pelo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto em entrevista ao R7, é diminuir o período de avaliação dos requerimentos até o final de 2024.
Atualmente, o tempo médio de espera é de 47 dias, de acordo com os cálculos do governo, enquanto a legislação estipula que a perícia médica deve ser realizada em até 45 dias.
“O ministro [da Previdência Social, Carlos Lupi] e eu mesmo apostamos em 45 dias. Claro que ficamos chateados, mas chegamos bem perto”, afirmou Stefanutto.
Há um total de 1,5 milhão de solicitações em fase de análise. “A fila baixou. Nós recebemos com mais de 2 milhões e estamos entregando com 1,5 milhão. É importante reduzir a fila, que mostra que estamos conseguindo entregar mais rápido o benefício”, revelou o presidente da entidade.
Alessandro afirmou ainda que “esperar quatro, cinco e até sete meses” por um benefício “é uma coisa muito cruel”. Além disso, acrescentou que a concessão de benefícios do INSS precisa melhorar bastante nos estados das regiões Centro-Oestre, Norte e Nordeste.