SURPREENDENTE! Saiba qual o salário de uma pessoa considerada rica no Brasil
Movidos pelo desejo de proporcionar uma vida melhor para suas famílias, muitos brasileiros sonham em alcançar a riqueza e escapar da pobreza. No entanto, surge a pergunta: qual seria o valor mensal necessário para ser considerado rico no Brasil e sair da miséria?
Veja o que diz dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Fundação Getúlio Vargas a seguir.
Quanto uma pessoa precisa ganhar para ser considerada rica no Brasil?
De acordo com dados do IBGE, apenas 1% da população brasileira, ou cerca de 2,3 milhões de pessoas, é considerada rica. Isso se deve ao fato de o Brasil ser um dos países com maiores taxas de desigualdade na América Latina, ficando atrás apenas do México.
Um estudo da Fundação Getúlio Vargas, baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) e declarações anuais do Imposto de Renda, determinou o salário necessário para uma pessoa ser considerada rica no Brasil.
Renda para ser considerado rico
A análise revelou que, para estar entre os 1% mais ricos da população brasileira, é necessário um salário mensal de R$ 27 mil. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, um salário inferior a esse valor não qualifica uma pessoa como rica.
Quanto ganha um super-rico no Brasil?
Para ser classificado como super-rico, uma pessoa deve estar no topo mais restrito da pirâmide de renda. Este grupo recebe em média R$ 308 mil por mês, incluindo salários, rendimentos de investimentos e lucros de negócios.
Esses dados são fornecidos pela Receita Federal e compilados por Pedro Humberto Carvalho Júnior, economista e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), especializado em tributação.
“Não há uma definição exata de quem é rico ou super-rico. Mas os grandes estudos têm trabalhado com esse recorte do milésimo mais rico da população, ou seja, qual é a renda média de quem está no 0,1% no topo”, explica o economista em entrevista à CNN.