Sua aposentadoria será bloqueada caso você faça isso
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é responsável por garantir a segurança financeira de milhões de brasileiros por meio de benefícios como aposentadoria, pensão e auxílios diversos.
Porém, para aqueles que confiam nesses recursos, é fundamental estar atento a algumas regras que podem afetar diretamente o pagamento de seus benefícios. Uma delas envolve o prazo de saque, que, se não cumprido, pode resultar em suspensão do pagamento.
O prazo de saque e a suspensão dos pagamentos

O INSS estipula que o prazo para sacar o benefício é de 60 dias após a data de pagamento. O objetivo dessa medida é evitar fraudes e pagamentos indevidos, como o caso de saques de benefícios de falecidos, conforme explica a Agência Brasil.
Portanto, se o beneficiário não realizar o saque dentro desse período, há o risco de ter o benefício suspenso, gerando transtornos financeiros. Caso isso aconteça, é possível regularizar a situação de forma simples, sem grandes complicações.
Como regularizar o pagamento não recebido
Se o seu benefício foi suspenso por não ter sido sacado dentro do prazo, a boa notícia é que existe um processo simples para regularizar a situação.
Para isso, é necessário acessar o site ou o aplicativo Meu INSS, utilizando seu CPF e senha. Ao acessar, basta procurar pelo serviço “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”.
Outra opção é entrar em contato com o telefone 135, onde um atendente pode orientá-lo sobre os próximos passos. O Gov.br também fornece orientações claras sobre os documentos necessários para resolver o problema.
Documentação exigida para regularização
A regularização requer a apresentação de alguns documentos obrigatórios, que são:
- Número do CPF
- Número do benefício
Caso o solicitante seja um procurador ou representante legal, também será necessário apresentar:
- Procuração pública ou termo de responsabilidade (modelo do INSS)
- Termo de representação legal (se for o caso de tutela, curatela ou guarda)
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.
Calendário de pagamentos do INSS para abril
O calendário de pagamento do INSS segue uma tabela de acordo com o final do número do benefício. Veja abaixo os detalhes para benefícios até um salário mínimo:
- Final 1: 24/04
- Final 2: 25/04
- Final 3: 28/04
- Final 4: 29/04
- Final 5: 30/04
- Final 6: 02/05
- Final 7: 05/05
- Final 8: 06/05
- Final 9: 07/05
- Final 0: 08/05
Para benefícios acima de um salário mínimo, os pagamentos ocorrem conforme os seguintes finais de número:
- Final 1 e 6: 02/05
- Final 2 e 7: 05/05
- Final 3 e 8: 06/05
- Final 4 e 9: 07/05
- Final 5 e 0: 08/05