Saque do FGTS será facilitado para quem nasceu no mês de maio

Os pagamentos do saque-aniversário do FGTS para os trabalhadores nascidos em maio terão início nesta sexta-feira (2), de acordo com o cronograma oficial da Caixa Econômica Federal. A quantia poderá ser movimentada por até 90 dias, com limite para saque até 31 de julho.

A modalidade do saque-aniversário é uma alternativa ao saque-rescisão, permitindo que o trabalhador retire anualmente uma parte do saldo disponível no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço no mês de seu nascimento.

A adesão é opcional, e quem opta por ela mantém o direito apenas à multa de 40% em caso de demissão sem justa causa, perdendo o acesso ao restante do saldo.

Em abril, houve alteração nas datas previstas para o pagamento aos nascidos em março, que receberam entre os dias 13 e 17, conforme uma atualização no calendário feita pela Caixa.

Calendário de pagamentos do saque-aniversário do FGTS


Pagamento
Nascidos em
Pagamento
Nascidos emPagamento
Abrilde 1º de abril a 30 de junho
Maiode 2 de maio a 31 de julho
Junhode 2 de junho a 29 de agosto
Julhode 1º de julho a 30 de setembro
Agostode 1º de agosto a 31 de outubro
Setembrode 1º de setembro a 28 de novembro
Outubrode 1º de outubro a 30 de dezembro
Novembrode 3 de novembro a 30 de janeiro de 2026
Dezembrode 1º de dezembro a 27 de fevereiro de 2026

O que é o saque-aniversário do FGTS?

FGTS

Criado pela Lei nº 13.932/2019, o saque-aniversário oferece ao trabalhador a possibilidade de fazer retiradas parciais do FGTS uma vez ao ano, no mês do seu aniversário.

A iniciativa foi pensada como forma de dar maior flexibilidade financeira aos brasileiros, permitindo o uso de parte dos recursos para diferentes necessidades pessoais.

No entanto, é importante lembrar que, ao aderir a essa modalidade, o trabalhador abre mão do saque integral do fundo em caso de rescisão contratual sem justa causa, diferentemente do modelo tradicional que garante o saque total mais a multa.

Para aderir ao saque-aniversário ou consultar valores e datas, os trabalhadores podem acessar o aplicativo FGTS, o site da Caixa ou procurar uma agência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.