Rio de Janeiro teve montanhas cobertas por neve e estradas fechadas
Os turistas hospedados no Abrigo Rebouças, localizado no Parque Nacional de Itatiaia, naquele fim de semana de junho de 1985, viveram uma experiência inusitada. Eles haviam chegado na quinta-feira de Corpus Christi para desfrutar do clima da montanha e planejavam voltar no domingo. Fazia bastante frio em toda a Região Sudeste, e a Serra da Mantiqueira, conhecida por registrar as temperaturas mais baixas do Estado do Rio, estava especialmente gelada.
No entanto, ninguém esperava ficar preso no parque por conta de uma nevasca histórica. A neve começou a cair intensamente ao ponto de bloquear as estradas de acesso e congelar o combustível nos tanques dos carros, devido às temperaturas (-6°C) registradas. A situação surreal transformou o Abrigo Rebouças e a área ao redor em um cenário de outro país.
Como os turistas reagiram
As famílias que se encontravam no abrigo, a 2.350 metros de altitude, aproveitaram para brincar na neve, fazendo bolas e bonecos de neve, enquanto esperavam que a neve derretesse. No Pico das Agulhas Negras, 400 metros mais alto, o frio chegou a extremos -10°C. Aventura e pânico dividiam espaço entre os relatos.
Os aventureiros acampados no parque ficaram assustados com os ventos fortes e acabaram se refugiando no Hotel Alsene, que na época pertencia à atriz Tania Scher. Alguns ficaram presos. As equipes de resgate receberam telefonemas de gente preocupada com grupos que tinham passado por abrigos a caminho de locais de acampamento, mas que se encontravam em situação desconhecida após a nevasca.
A cobertura branca no alto das montanhas podia ser vista do centro do município de Resende, a 30 quilômetros de distância. Na manhã de segunda-feira, os primeiros raios de sol ajudaram a dissolver a neve, liberando as passagens. A 170 quilômetros dali, na capital do Estado do Rio, os efeitos da frente fria foram sentidos de forma menos drástica, mas ainda causaram um impacto significativo.
Devido a essa onda de frio histórica, em um país geralmente despreparado para tal evento, várias pessoas em situação de rua acabaram falecendo de frio. Em Brasília, Curitiba e Ribeirão Preto, tragicamente, foram registradas mortes relacionadas ao frio intenso.