REVELADO! Idosos têm direito a fraldas gratuitas pelo SUS?
Quem convive com idosos que têm problemas de saúde sabe que as fraldas descartáveis para adultos são tão essenciais quanto os medicamentos no cotidiano dos pacientes.
Para facilitar o acesso a esses itens fundamentais, o Ministério da Saúde criou, em 2004, o programa Farmácia Popular, que visa democratizar o acesso a medicamentos e produtos de saúde básicos para a população.
Entre os itens oferecidos gratuitamente pelo programa, estão as fraldas geriátricas, que podem ser retiradas nas unidades para uso de idosos.
Como pegar fraldas descartáveis para adultos de graça?
Para retirar as fraldas, o paciente precisa atender aos seguintes requisitos: ter 60 anos ou mais, apresentar CPF e uma prescrição médica ou laudo com as seguintes informações:
- Número de inscrição do médico no Conselho Regional de Medicina (CRM), assinatura e endereço do consultório;
- Data de emissão da prescrição ou laudo/atestado médico;
- Nome e endereço residencial do paciente.
Caso o paciente esteja impossibilitado de comparecer pessoalmente, sua presença física não é necessária. Nessa situação, o representante legal deve apresentar:
- CPF, RG ou certidão de nascimento do paciente;
- CPF, RG ou certidão de nascimento do representante legal, que assumirá a responsabilidade pela transação junto com o estabelecimento.
Quantidade de fraldas descartáveis
O limite é de 4 fraldas por dia, podendo ser retiradas até 40 fraldas a cada dez dias. Se você encontrar dificuldades para exercer esse direito, é recomendável procurar um advogado de confiança para orientação legal.