Retroativos do Bolsa Família: Pagamentos confirmados em abril
O Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate a Fome (MDS) anunciou informações vitais para os recebedores do Bolsa Família. Está confirmado que os retroativos referentes ao mês de abril de 2024 serão efetuados juntamente com os pagamentos regulares do programa, seguindo o cronograma usual.
A execução destes pagamentos acontecerá entre os dias 17 e 30 de abril, seguindo a ordem do último número do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários, em sequência crescente.
O montante dos retroativos corresponderá aos períodos em que os participantes estiveram impossibilitados de acessar o benefício devido a interrupções em suas inscrições.
Pagamentos retroativos do Bolsa Família para abril de 2024
Com a reinauguração do Bolsa Família em março de 2023, que veio no lugar do extinto Auxílio Brasil, o governo federal visou fortalecer as estratégias de luta contra a miséria e insegurança alimentar através de uma administração mais precisa e eficaz, além de intensificar o monitoramento das situações das famílias beneficiadas para identificar aqueles que não atendem as regras.
Dessa forma, quem não atende as regras do programa acaba sendo bloqueados, e precisam submeter-se a um procedimento de revisão cadastral. Isso envolve comprovar a vulnerabilidade social e a adesão às políticas do programa através da atualização dos dados informados ao CadÚnico.
Este procedimento demanda a entrega de documentos pessoais de cada integrante da família, atestados de renda e endereço atualizados, além de cartões de imunização e comprovantes de matrícula escolar dos dependentes menores, a serem realizados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou na secretaria municipal de assistência social.
O governo enfatiza a importância da renovação cadastral dentro do período estipulado para prevenir a exclusão definitiva do auxílio. Aqueles que cumprirem todos os requisitos tem o benefício desbloqueado e terão acesso aos pagamentos retroativos, garantindo suporte financeiro necessário para superar adversidades e promover o bem-estar das famílias.
Os pagamentos retroativos de abril são específicos para as famílias que renovaram seus cadastros até o dia 10 de fevereiro de 2024, comprovando a continuidade na situação exigida pelo programa e, por consequência, mantendo a qualificação.
Os que atualizaram seus cadastros após essa data terão seus benefícios reativados em abril, mas só receberão os valores retroativos em maio. As famílias que falharem em demonstrar conformidade com as regras serão removidas do programa Bolsa Família.
Para mais informações sobre as datas de pagamento ou sobre o processo de reativação, os beneficiários devem entrar em contato com a Caixa Econômica Federal ou verificar os canais oficiais de informação do Bolsa Família.
Agenda de pagamentos retroativos do Bolsa Família
Abaixo, você encontrará a agenda completa de pagamentos de abril do Bolsa Família, atualizada. Os depósitos serão realizados conforme mencionado anteriormente, de acordo com o último dígito do NIS, através dos meios habituais de pagamento do programa. Veja:
- NIS final 1 – depósito em conta em 17 de abril;
- NIS final 2 – depósito em conta em 18 de abril;
- NIS final 3 – depósito em conta em 19 de abril;
- NIS final 4 – depósito em conta em 22 de abril;
- NIS final 5 – depósito em conta em 23 de abril;
- NIS final 6 – depósito em conta em 24 de abril;
- NIS final 7 – depósito em conta em 25 de abril;
- NIS final 8 – depósito em conta em 26 de abril;
- NIS final 9 – depósito em conta em 29 de abril;
- NIS final 0 – depósito em conta em 30 de abril.