Renata paralisa Jornal Nacional para confirmar notícia urgente do INSS
Renata Vasconcelos é uma das figuras mais proeminentes do jornalismo brasileiro. Como âncora do Jornal Nacional da Globo, junto com William Bonner, a jornalista, recentemente, interrompeu a exibição do telejornal para anunciar um importante veredito do STF sobre os salários dos aposentados do INSS.
“O STF – Supremo Tribunal Federal derrubou o entendimento que permitiria o segurado do INSS escolher a regra mais vantajosa para calcular o valor da aposentadoria”, iniciou a âncora.
A notícia apresentada por Renata Vasconcelos referia-se ao veredito sobre a Revisão da Vida Toda do INSS. “Os ministros decidiram que a aplicação do fator previdenciário é obrigatória. Com isso, não vai ser possível usar a chamada revisão da vida toda”, explicou, na edição de 21 de março do Jornal Nacional.
Após sua introdução, uma reportagem detalhada explicou o assunto. As informações revelaram uma grande reviravolta em relação à decisão anterior do STF. Em 2022, o Supremo Tribunal Federal havia reconhecido o direito à revisão da vida toda.
“O aposentado poderia pedir um novo cálculo no valor do benefício, incluindo salários anteriores a julho de 1994, fazendo a opção por uma regra mais favorável. Com isso, ele poderia ter um valor maior em relação à regra de transição estabelecida pela reforma da previdência no governo Fernando Henrique, em 1999”, relatou o repórter do JN.