Quem vai receber o décimo terceiro do INSS?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu este ano ao anunciar a antecipação do décimo terceiro dos aposentados em 2023. Tradicionalmente, o benefício é pago em duas parcelas em novembro e dezembro. No entanto, o plano deste ano é efetuar os pagamentos entre maio e julho, uma novidade bem recebida pelos mais de 30 milhões de beneficiários do INSS.
A antecipação do pagamento se dá em duas parcelas. A primeira parte, correspondendo a 50% do valor do benefício, é depositada com a renda do mês do beneficiário, livre de qualquer desconto. Já a segunda parcela é quitada um mês depois, com os descontos aplicáveis, como Imposto de Renda e parcela de empréstimo consignado.
Quem tem direito ao décimo terceiro antecipado?
O décimo terceiro salário do INSS é um direito de todos os segurados do órgão que recebem algum benefício previdenciário. Isso significa que, além dos aposentados, também têm direito ao décimo terceiro antecipado aqueles que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC). Cabe o lembrete que o BPC, por ser de natureza assistencial, não dá direito ao recebimento do décimo terceiro salário.
Como utilizar o décimo terceiro antecipado?
Com a antecipação do décimo terceiro salário, muitos aposentados e pensionistas têm a possibilidade de organizar suas finanças, seja para saldar dívidas ou até mesmo começar uma reserva de emergência ou um investimento.
No entanto, é necessário lembrar que, com a antecipação, o valor não estará disponível no final do ano, período onde as despesas tendem a aumentar. Portanto, se o dinheiro não for guardado, não será possível contar com ele no fim do ano.
Trabalhadores assalariados também podem antecipar o décimo terceiro?
Sim, os trabalhadores com vínculo empregatício também possuem o direito de antecipar o décimo terceiro salário. É importante esclarecer que esta prática é uma modalidade de empréstimo ofertada por bancos e instituições financeiras.
Essa linha de crédito permite que o trabalhador receba de forma adiantada os valores que seriam pagos no fim do ano como benefício. Entretanto, é necessário ter atenção, pois como todo empréstimo, há acréscimos de juros e o pagamento do crédito deve ser feito de uma só vez logo após o depósito do décimo terceiro na conta do trabalhador.