Quem tem esquizofrenia tem direito a algum benefício do INSS? Saiba agora!
Pessoas com esquizofrenia possuem direito a benefícios no INSS? podem Muitas pessoas questionam sobre esse assunto. A resposta é sim, pacientes com a condição têm direitos a alguns benefícios.
A esquizofrenia é uma doença mental grave e incurável, frequentemente resultando em completa incapacidade para o indivíduo realizar atividades laborais.
De acordo com o psiquiatra Leandro Paulino da Costa, profissional que atua no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, “essa é uma doença que afeta de maneira igual homens e mulheres. No sexo masculino, é mais frequente o inicio entre 10 e 25 anos e, no sexo feminino, entre 25 e 35 anos”.
INSS: quais são os benefícios de pacientes com esquizofrenia?
Uma vez diagnosticadas, as pessoas com esquizofrenia têm direito aos benefícios oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), incluindo aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e o Benefício Assistencial BPC-LOAS, destinado a indivíduos de famílias de baixa renda.
A esquizofrenia representa uma considerável limitação para o indivíduo afetado, interferindo na percepção da realidade e gerando distúrbios tanto mentais quanto sociais. Portanto, esses benefícios podem ser acessados para fornecer suporte financeiro a essas pessoas.