Quem mora nessa região brasileira pode se preparar com massa de ar congelante
Uma nova massa de ar polar deve atingir o Brasil no final desta semana, trazendo uma queda acentuada nas temperaturas em várias regiões.
Após um período de calor intenso, a previsão é de que o ar frio avance a partir da Argentina e do Uruguai entre os dias 23 e 24 de agosto, afetando os três estados do Sul do Brasil.
Os mapas meteorológicos indicam que essa incursão de ar polar vai se deslocar para o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, resultando em uma significativa redução de temperatura no próximo fim de semana.
Até lá, o calor extremo deve prevalecer nessas regiões, com máximas entre 40°C e 43°C esperadas no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A massa de ar frio, associada a um centro de alta pressão projetado em 1035 hPa, deve alcançar também o Norte argentino e o Paraguai.
O avanço dessa massa para o Atlântico Sul pode elevar ainda mais a pressão atmosférica, com valores previstos acima de 1045 hPa, um índice excepcional para a região.
No Sul do Brasil, as temperaturas podem cair abaixo de zero, embora as mínimas esperadas sejam ligeiramente mais altas do que as registradas durante o evento de frio entre 9 e 11 de agosto.
A chegada do ar frio ao Rio Grande do Sul deve começar na quinta-feira (22), com o pico de frio previsto para o fim de semana, especialmente nos dias 25 e 26 de agosto.
* Com informações do MetSul Meteorologia.