Quem bebe e dirige pode ser punido de forma mais grave

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) tem intensificado os esforços para combater a direção sob efeito de álcool, utilizando uma ferramenta tecnológica avançada que busca tanto educar motoristas infratores quanto punir práticas reincidentes consideradas criminosas.

A solução tecnológica, conhecida como Sober (palavra que significa “sóbrio” em inglês), processou aproximadamente 7,3 mil casos de multas relacionadas ao consumo de álcool ao volante entre agosto e novembro de 2024.

O sistema foi projetado para agilizar a aplicação de penalidades, incluindo a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para aqueles que desrespeitam as leis de trânsito.

O Sober é integrado diretamente ao portal administrativo do Detran-DF, permitindo um controle mais eficiente sobre infrações graves.

Com a automação de tarefas como a criação de documentos, gestão de prazos e emissão de notificações, o sistema possibilita que sanções sejam aplicadas em até 24 horas.

Além disso, ele ajuda a identificar motoristas que acumulam infrações específicas ou excesso de pontos na CNH, contribuindo para um trânsito mais seguro e organizado.

Veja também: dicas pra dirigir nas chuvas do Detran DF

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.