Quando o pagamento do INSS cai no feriado?
Foi divulgado recentemente pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) o calendário de pagamentos referente ao ano de 2023 para seus 37 milhões de beneficiários em todo o Brasil. Os aposentados, pensionistas e outros segurados, incluindo aqueles que recebem auxílio-doença ou BPC (Benefício de Prestação Continuada), poderão conferir as datas exatas de seus pagamentos durante o próximo ano.
Importante destacar que a disposição dos pagamentos no calendário é organizada segundo o valor do benefício. Dessa forma, recebem primeiro aqueles que ganham o salário mínimo, geralmente na última semana do mês. Em sequência, na primeira semana do seguinte mês, são realizados os pagamentos para aqueles que têm renda acima do salário mínimo. Os pagamentos são interrompidos durante finais de semana, feriados nacionais e demais datas onde os bancos não funcionam.
Como saber a data do seu pagamento?
Para verificar a data de seu pagamento, o segurado precisa saber o número do benefício (NB), que é um número de dez dígitos apresentado da seguinte maneira: 999.999.999-9. O algarismo a ser levado em consideração é o penúltimo. Beneficiários antigos, de acordo com o INSS, continuarão recebendo na data habitual.
Quando será o próximo pagamento e como será o funcionamento no Natal e Ano Novo?
O último pagamento de 2022, referente à competência de dezembro de 2022, será realizado entre os dias 23 de dezembro, que cai numa sexta-feira, até o dia 6 de janeiro. Para aqueles beneficiários que recebem mais que um salário mínimo, os depósitos serão efetuados entre os dias 2 e 6 de janeiro de 2023. No dia 30 de dezembro não ocorrerão liberações de pagamento.
E o primeiro pagamento e reajuste anual de 2023, como ficam?
Em 2023, a competência de janeiro terá seu pagamento realizada entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro para os beneficiários que recebem o salário mínimo. No caso dos beneficiários com renda acima do salário mínimo, o pagamento será realizado entre os dias 1º e 7 de fevereiro. Essas datas já refletem o reajuste anual. Para aqueles benefícios que superam um salário mínimo, o reajuste será baseado na inflação do ano anterior, medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), cuja divulgação será realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no dia 10 de janeiro de 2023.
Vale lembrar que durante o Carnaval e diversos outros feriados, como a Sexta-Feira Santa, Dia do Trabalho e Feriado de Finados, os pagamentos são interrompidos, devido ao fechamento dos bancos, retomando em dias úteis. Além disso, o segurado tem até o final do mês seguinte à liberação do benefício para realizar o saque, totalizando aproximadamente 60 dias.