Quando o INSS vai pagar o 13º neste ano de 2024?
Dentre os benefícios do INSS está o 13º salário, um direito garantido aos segurados e dependentes da Previdência Social que recebem benefícios como auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
Geralmente, o pagamento dessa parcela ocorre no segundo semestre de cada ano, entre os meses de agosto e novembro.
Embora muitos beneficiários estejam ansiosos para saber as datas de pagamento do 13º do INSS em 2024, o órgão informou ao E-Investidor, do Estadão, que ainda não há um calendário definido para este ano e tampouco há previsão de antecipação desse benefício.
Vale destacar que, em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto que antecipou o pagamento anual, beneficiando cerca de 30 milhões de pessoas, que receberam em duas parcelas nos meses de maio e junho. É importante ressaltar que essa antecipação não representa uma renda extra, mas sim o adiantamento de um direito anual.
Apesar da ausência de um cronograma específico para o décimo terceiro, o INSS já divulgou o calendário de pagamentos para pensionistas e aposentados ao longo de 2024. Mais de 39 milhões de benefícios serão pagos, incluindo 5.657.745 benefícios assistenciais e 33.379.120 previdenciários.
As datas de pagamento variam de acordo com o último número do cartão do beneficiário, excluindo o último dígito verificador, como acontece com as parcelas gerais do benefício durante o ano.
Os aposentados e pensionistas com benefícios com o último dígito 1 recebem primeiro, enquanto os que têm o último dígito 0 serão os últimos.
13º do INSS: como verificar valores do benefício?
Os segurados podem verificar os valores dos benefícios acessando o site ou aplicativo do Meu INSS, disponível para Android e iOS. Após fazer o login, é possível acessar o extrato de pagamento e obter todos os detalhes sobre o benefício.
Para aqueles que não têm acesso à internet, é possível ligar para a Central 135. Ao fazer a chamada, é necessário informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais para evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.