Qual o método de pagamento mais utilizado em 2025? Confira!

Você faz parte da maioria que usa Pix no dia a dia? Em 2025, o sistema se firmou como o meio de pagamento mais popular do Brasil, superando até o uso do dinheiro em espécie.

O PIX deixou para trás até o dinheiro em espécie, que agora representa apenas 6% das transações frequentes — uma queda expressiva em comparação com os 43% registrados em 2019.

O PIX colocará fim no dinheiro físico?

Os dados fazem parte da pesquisa “Pagamentos em Transformação: do Dinheiro ao Código”, realizada pelo Google. O estudo aponta que, só entre 2023 e 2024, o uso de cédulas e moedas recuou 11 pontos percentuais.

Apesar dessa queda, o Banco Central ainda registra um volume elevado de dinheiro em circulação: em 2024, havia 7,72 bilhões de cédulas nas mãos da população, um crescimento de quase 14% nos últimos cinco anos. No entanto, a alta foi mais contida no último ano, com apenas 0,99% de aumento em relação a 2023.

Outro dado relevante do BC mostra que 31,7% dos brasileiros ainda utilizam dinheiro — um número menor do que os 44,2% registrados em 2021. Além disso, mais da metade da população (53,4%) deseja abandonar totalmente o uso de dinheiro físico até 2030.

O avanço do Pix ajuda a explicar esse cenário. Em 2025, ele é utilizado por 93% da população e responde por 47% das transações no país.

A facilidade, segurança e ausência de taxas estão entre os principais motivos que impulsionam o Pix, inclusive entre empresas: 91% dos estabelecimentos já aceitam esse tipo de pagamento, e o volume de transações entre pessoas jurídicas cresceu 53%.

Mesmo com o crescimento do Pix, os cartões de crédito e débito seguem relevantes, mencionados por 83% e 74% dos entrevistados, respectivamente. O cartão de crédito ainda é o segundo meio de pagamento mais utilizado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.