Qual a idade mínima para entrar em um lar de idosos no Brasil?
Muitas famílias enfrentam a indecisão sobre idosos em casas de repouso, devido à incerteza sobre os cuidados e tratamentos que serão fornecidos. No entanto, os lares de repouso autorizados e regulamentados aderem a regras específicas, recomendadas pela Associação Brasileira de Casas de Repouso, que devem ser conhecidas por todos.
“Embora poucas pessoas saibam, os lares de repouso no Brasil possuem uma legislação que assegura os direitos dos idosos, garantindo o bem-estar deles. A legislação estabelece e regulamenta critérios específicos, aos quais as pessoas devem ficar atentas se tiverem a intenção de abrir uma casa de repouso”, explica o site da Casa de Repouso Primavera, localizada em Alto de Pinheiros, São Paulo.
Legislação para funcionamento das casas de repouso
A vigilância sanitária, como órgão público, é responsável pela regulamentação e fiscalização das casas de repouso. Através de suas equipes de fiscais, avalia se essas instituições estão em conformidade com as normas de funcionamento, garantindo a qualidade dos serviços prestados para atender às necessidades dos idosos.
A legislação é dividida de acordo com dois tipos de instituições: casas de repouso e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), que frequentemente são confundidas pela maioria das pessoas.
As casas de repouso, sejam governamentais ou particulares, oferecem atendimento personalizado aos idosos. Elas são obrigadas a ter um médico como responsável técnico devido à prestação de serviços médicos a idosos dependentes.
Essas casas têm regime de internato, atendem idosos dependentes e independentes, oferecem amparo especial e possuem uma equipe de profissionais de saúde disponível para os idosos.
Por outro lado, as ILPIs são espaços onde os idosos recebem atenção para uma vida tranquila, e são administradas por profissionais com ensino superior. Elas não são obrigadas a oferecer tratamento médico e hospitalar, sendo residências coletivas para idosos com mais de 60 anos.
Portanto, tanto as casas de repouso quanto as ILPIs devem respeitar a legislação vigente para garantir um tratamento respeitoso aos idosos e uma boa qualidade de vida para eles.
Vantagens de idosos em casas de repouso ou em ILPIs
- Atendimento especializado: As casas de repouso geralmente contam com equipes de profissionais treinados para lidar com as necessidades específicas dos idosos, incluindo cuidados médicos, de enfermagem e assistência psicossocial.
- Segurança e vigilância: Essas instituições oferecem um ambiente seguro e supervisionado, reduzindo o risco de acidentes e proporcionando tranquilidade aos familiares quanto ao bem-estar físico e emocional do idoso.
- Convivência social: Nas casas de repouso, os idosos têm a oportunidade de interagir com pessoas da mesma faixa etária, o que pode promover amizades, combater a solidão e proporcionar uma melhor qualidade de vida social.
- Atividades e entretenimento: Muitas instituições oferecem uma variedade de atividades recreativas, culturais e terapêuticas para os residentes, ajudando a manter a mente ativa e proporcionando momentos de prazer e diversão.
- Alívio para os cuidadores familiares: Colocar um idoso em uma casa de repouso pode proporcionar um descanso necessário para os familiares que desempenham o papel de cuidadores, permitindo-lhes ter tempo para cuidar de si mesmos e reduzindo o estresse relacionado ao cuidado integral do idoso.