Prova de Vida NÃO está suspensa e você deve ficar atento
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) esclarece que a prova de vida, obrigatória para aposentados, pensionistas e beneficiários de programas do governo, segue válida em 2025 e não está suspensa. No entanto, não é necessário comparecer às agências da Previdência para realizar o procedimento.
Desde janeiro de 2023, o INSS adotou um novo modelo para verificar a condição dos beneficiários. Agora, a comprovação é feita por meio de um cruzamento de dados em bases governamentais, eliminando a exigência de deslocamento até bancos ou unidades do INSS para comprovar que o beneficiário está vivo.
Como funciona a prova de vida?
A prova de vida consiste na verificação de que o beneficiário ainda está apto a receber seu benefício previdenciário.
De acordo com o INSS, não haverá bloqueio de benefícios devido à ausência dessa comprovação. Uma nova portaria sobre o tema será divulgada em breve.
“O INSS tem o dever de realizar a verificação de que os beneficiários estão vivos. Para isso, utilizamos cruzamentos de informações com diversas bases governamentais e estamos ampliando parcerias para fortalecer essa análise”, explicou Alessandro Stefanutto, presidente do órgão.
Atualmente, os dados utilizados para comprovar a condição do beneficiário incluem:
- Acessos ao Meu INSS com o selo ouro;
- Operações realizadas em bancos, como empréstimos consignados ou saques, mediante identificação biométrica;
- Comparecimento às agências do INSS para serviços ou perícias, seja por telemedicina ou presencialmente;
- Atualizações no Cadastro Único (CadÚnico), desde que realizadas pelo responsável familiar.
Golpes relacionados à prova de vida
O INSS também alerta para golpes envolvendo a comprovação de vida. Desde abril de 2024, a autarquia identificou tentativas de fraude, em que golpistas se passam por servidores do órgão para solicitar documentos ou realizar visitas domiciliares.
Além disso, o INSS reforça que não envia mensagens SMS com números de telefone para realizar a prova de vida ou qualquer tipo de arrecadação de documentos. Beneficiários devem redobrar a atenção para evitar cair em armadilhas.
Portanto, se você é um beneficiário do INSS, fique atento às orientações oficiais. A prova de vida é realizada automaticamente, e o procedimento dispensa qualquer deslocamento ou fornecimento de dados fora dos canais oficiais do Meu INSS.