Por que a JBS parou de fornecer carne ao Carrefour no Brasil?
A JBS, uma das maiores empresas de processamento de alimentos do mundo e proprietária da marca Friboi, anunciou a suspensão do fornecimento de carne para a rede de supermercados Carrefour no Brasil. A decisão ocorre em resposta ao boicote promovido pela rede francesa às proteínas animais provenientes de países do Mercosul.
A medida atende a pedidos de entidades do setor, como a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que sugeriu o bloqueio como uma forma de reação ao posicionamento do Carrefour França. Segundo a JBS, os procedimentos para interromper as vendas à rede, incluindo marcas ligadas como o Atacadão, começaram na última quinta-feira (21).
Até o momento de publicação desta matéria, o Carrefour Brasil não se manifestou sobre a decisão. Caso haja alguma resposta, o texto será atualizado.
Boicote do Carrefour ao Mercosul
O boicote do Carrefour à carne do Mercosul foi divulgado após pressões de agricultores franceses contrários ao acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul. O pacto prevê a criação de um mercado comum envolvendo cerca de 780 milhões de pessoas e a movimentação de até R$ 274 milhões em produtos agrícolas manufaturados.
De acordo com comunicado oficial do Carrefour França, a medida reflete uma demanda do setor agrícola francês, que enfrenta dificuldades econômicas. A rede afirma que o boicote é restrito às lojas localizadas na França e não impacta as operações do Carrefour em outros países, como Brasil e Argentina.
“Todos os outros países onde o Grupo Carrefour opera, incluindo Brasil e Argentina, continuam a operar sem qualquer alteração e podem continuar adquirindo carne do Mercosul. Nos outros países, onde há o modelo de franquia, também não há mudanças”, esclareceu a nota da rede.
A suspensão do fornecimento no Brasil por parte da JBS reflete tensões comerciais crescentes envolvendo o acordo entre os blocos, que ainda aguarda aprovação formal e enfrenta resistência em setores da economia europeia.