Polvo profeta da Copa teve fim trágico após brilhar na Alemanha
Paul, o polvo que ganhou notoriedade mundial ao prever corretamente os resultados de oito jogos durante a Copa do Mundo de 2010, faleceu no mesmo ano no Oceanário Sea Life, em Oberhausen, Alemanha.
O molusco, nascido em 2008, fez poucas previsões após o fim da competição e deixou um legado que vai além de suas previsões esportivas.
Como Paul se Tornou uma Celebridade Global?
Os métodos de previsão de Paul eram singulares e cativantes. Ele fazia suas escolhas para os ganhadores de partidas de futebol durante a Copa do Mundo por meio de um processo simples, porém eficaz.
Dois recipientes com comida eram colocados em seu aquário, cada um ornado com a bandeira de uma das seleções que iriam competir. Paul selecionava sua previsão ao escolher o recipiente do qual comeria, acertando todos os resultados em 2010, incluindo a final entre Espanha e Holanda.
Após sua atuação na Copa do Mundo, Paul não só se tornou uma sensação mediática, mas também um valioso ativo comercial para o oceanário onde vivia. O Sea Life capitalizou a fama de Paul de diversas maneiras, vendendo mercadorias como pelúcias, camisas e outros itens temáticos que celebravam o feito do molusco.
Além disso, Paul foi considerado para prever o vencedor de outros eventos, como corridas de Fórmula 1, com aparições publicitárias que amplificaram ainda mais a sua fama.
A morte de Paul foi um evento triste para a equipe do Sea Life e para os fãs ao redor do mundo que o seguiram durante a Copa do Mundo. Em reconhecimento à sua popularidade e ao amor que despertou em pessoas globalmente, o oceanário anunciou preparou diversos monumentos.
O tempo médio de vida de um polvo é de 2 a 5 anos. Após não resistir, Paul foi cremado e hoje faz parte do legado do Oceanário.