Pesquisadores sugeriram que maior hidrelétrica do mundo poderia mudar rotação da Terra
A Hidrelétrica das Três Gargantas, situada na China, é uma das maiores construções de engenharia já realizadas. Devido ao seu tamanho e à capacidade de gerar energia, alguns estudos indicaram que a usina poderia ter uma influência na rotação da Terra.
Maior hidrelétrica do mundo
Localizada na província de Hubei, no centro da China, a usina está sobre o rio Yangtze, na cidade de Sandouping.
Desde 2012, a Três Gargantas mantém o título de maior usina hidrelétrica em termos de capacidade instalada, utilizando a força de três desfiladeiros — Qutangxia, Wuxia e Xilingxia — para movimentar suas turbinas e gerar eletricidade.
A estrutura possui uma capacidade instalada de 22,5 gigawatts, o equivalente à geração de 32 usinas nucleares de porte médio. Para comparação, a Usina de Itaipu tem uma capacidade máxima de 14 gigawatts.
Na Três Gargantas, a produção de energia é viabilizada por 34 turbinas, cada uma com capacidade de 700 megawatts, permitindo uma produção anual estimada de 100 bilhões de quilowatts-hora.
Impactos na rotação terrestre
As primeiras especulações sobre a possibilidade de a hidrelétrica impactar a rotação da Terra surgiram após um estudo da NASA em 2005. O estudo analisou como o terremoto e o tsunami de 2004, no Oceano Índico, influenciaram a rotação do planeta.
Cientistas explicaram que mudanças significativas na distribuição de massa podem afetar o momento de inércia da Terra, um conceito que descreve a dificuldade de girar um objeto em torno de seu eixo.
Esse efeito, registrado após o terremoto de 2004, resultou em uma diminuição da duração de um dia em 2,68 microssegundos. De forma semelhante, a grande quantidade de água movida pela barragem das Três Gargantas poderia, em teoria, impactar o movimento rotacional da Terra.
Estudos apontam que a redistribuição de massa causada pela hidrelétrica poderia aumentar a duração de um dia em 0,06 microssegundos e deslocar o planeta em cerca de 2 centímetros.
Embora esse efeito seja pequeno, ele é significativo para uma estrutura construída pelo homem. As informações foram publicadas pelo IFLScience.