Perícia sem Deslocamento: Segurado Acamado Dispensado de Ir à Agência do INSS
É possível realizar a perícia do INSS sem sair de casa, especialmente para aqueles que se encontram acamados e necessitam de um benefício por incapacidade. Quando agendada a perícia na agência, um representante pode comparecer no lugar do segurado, munido de documentos que comprovem a internação hospitalar ou a impossibilidade de locomoção até a agência do INSS, além dos documentos de identificação necessários. O perito médico avalia a viabilidade da perícia externa, que pode ocorrer no domicílio do segurado, no hospital ou em outro local, como em um município diferente.
A perícia médica é um passo essencial para a obtenção de benefícios por incapacidade, seja temporário (antigo auxílio-doença) ou permanente (aposentadoria por invalidez). A alternativa de realizar a perícia em casa visa atender às necessidades de segurados que estão acamados, demandando cuidados especiais e sem condições de se deslocar até uma agência do INSS.
Uma questão frequente é se o segurado pode ir de maca para a agência, eliminando essa possibilidade. Em nenhuma circunstância, é exigido que o segurado se desloque de maca, em ambulâncias ou outros veículos, para a realização da perícia. Essa medida visa preservar a integridade e a privacidade da pessoa, evitando riscos de agravamento do estado de saúde do requerente, especialmente diante de situações clínicas mais delicadas.
Para facilitar o processo, o site do INSS fornece informações sobre como realizar a perícia médica em outra localidade e orientações sobre como nomear um representante legal. Essa praticidade proporciona aos segurados acamados uma solução adequada, garantindo que possam acessar os benefícios a que têm direito sem comprometer sua saúde e bem-estar.