Passo a passo simples e rápido para calcular a sua aposentadoria do INSS
A reforma da Previdência trouxe várias mudanças para os trabalhadores no Brasil, gerando dúvidas sobre o momento e as condições para a aposentadoria.
Para facilitar o acesso a essas informações, o Governo Federal disponibilizou a calculadora do INSS, uma ferramenta que permite simular a aposentadoria e prever quando o benefício poderá ser solicitado.
A calculadora é uma ferramenta online e gratuita que fornece estimativas sobre o tempo restante para a aposentadoria, considerando idade ou tempo de contribuição.
Ao utilizar os dados registrados no INSS, a calculadora oferece uma previsão para auxiliar no planejamento financeiro dos cidadãos.
Como usar a calculadora do Meu INSS?
Para acessar a calculadora do Meu INSS e simular a aposentadoria, siga os seguintes passos:
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;
- Faça login com suas credenciais do gov.br;
- Na tela inicial, selecione a opção “Do que você precisa?”;
- No campo de busca, digite “Simular aposentadoria”.
Após seguir essas etapas, o sistema apresentará uma lista de opções de aposentadoria, baseada na idade e no tempo de contribuição do usuário. A simulação mostrará quanto tempo falta para a aposentadoria e se o benefício já pode ser solicitado.
Correção de dados no Meu INSS
Se houver informações incorretas nos dados, como nome, idade, sexo ou tempo de contribuição, é possível corrigi-las diretamente na plataforma. Para isso, clique no ícone de lápis ao lado do dado incorreto e insira a informação correta.
Há ainda a opção de pedir aposentadoria se os critérios já forem atendidos, ou de baixar o documento com a simulação.
Se os vínculos empregatícios ou remunerações estiverem incorretos, é possível solicitar a correção pelo telefone 135, através do serviço “Atualizar Vínculos e Remunerações e Código de Pagamento”.
Outra opção para calcular a aposentadoria
O Dataprev oferece uma alternativa para o cálculo da aposentadoria através do aplicativo Nova Previdência, baseado nas novas regras da reforma previdenciária.
O aplicativo, disponível para Android, permite que o usuário insira informações como sexo, idade e tempo de contribuição, e obtenha uma estimativa das opções de aposentadoria.
Essa ferramenta é uma alternativa para aqueles que desejam uma estimativa rápida, sem a necessidade de inserir muitos dados pessoais.