Pagamento do PIS/PASEP de 2025 já tem data definida; confira os documentos exigidos para o saque
Os trabalhadores que têm direito ao Abono Salarial PIS/Pasep já podem se preparar para o início dos pagamentos em 2025.
A Caixa Econômica Federal, responsável pela liberação do benefício para o setor privado, e o Banco do Brasil, que administra os repasses aos servidores públicos, divulgaram o calendário oficial, que começa neste mês de fevereiro.
No entanto, para garantir o recebimento, é fundamental que os beneficiários estejam atentos às exigências, incluindo a regularização da documentação necessária para o saque.
Pagamento do PIS/PASEP de 2025 já tem data definida; confira os documentos exigidos para o saque
O pagamento do PIS/Pasep segue critérios estabelecidos pelo governo federal.
Para ter acesso ao valor, o trabalhador deve ter exercido atividade formal por pelo menos 30 dias no ano de 2023, com remuneração média de até dois salários mínimos por mês.
Além disso, é obrigatório que o profissional esteja inscrito no programa há pelo menos cinco anos e tenha seus dados corretamente informados pelo empregador na base governamental.
Uma das principais exigências para o pagamento do abono é a atualização das informações na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.
Esse procedimento é de responsabilidade das empresas e órgãos públicos, e qualquer inconsistência pode impedir o depósito do benefício.
Por isso, os trabalhadores devem verificar junto aos seus empregadores se os dados foram enviados corretamente ao governo.
O valor do abono varia conforme o tempo de trabalho em 2023. Quem trabalhou durante todo o ano tem direito ao valor integral de R$ 1.518.
Já aqueles que exerceram atividade formal por um período menor receberão um valor proporcional, calculado com base em R$ 126 por mês trabalhado.
- Veja Também:
- Consulta do Auxílio Gás pelo CPF; veja como acessar de forma rápida e fácil
- 10 Árvores Frutíferas para Ter no Quintal e Colher o Ano Todo
Pagamentos do PIS/PASEP começam em 17 de fevereiro
O cronograma de pagamentos do PIS/Pasep tem início na segunda-feira, 17 de fevereiro.
O calendário foi estruturado para garantir que os valores sejam distribuídos de forma escalonada, conforme o mês de nascimento dos trabalhadores no caso do PIS e o número final do NIS para quem recebe o Pasep.
O processo seguirá até agosto, quando será feita a última rodada de depósitos.
Os nascidos em janeiro serão os primeiros a receber, com o pagamento liberado já em fevereiro.
Quem faz aniversário em fevereiro terá o benefício disponível a partir de 17 de março, enquanto os nascidos em março e abril poderão sacar os valores a partir de 15 de abril.
O cronograma continua até 15 de agosto, data em que os beneficiários nascidos em novembro e dezembro terão o valor depositado.
- Nascidos em janeiro: 17 de fevereiro
- Nascidos em fevereiro: 17 de março
- Nascidos em março e abril: 15 de abril
- Nascidos em maio e junho: 15 de maio
- Nascidos em julho e agosto: 16 de junho
- Nascidos em setembro e outubro: 15 de julho
- Nascidos em novembro e dezembro: 15 de agosto
O prazo final para saque será 29 de dezembro de 2025.