Oficial: Governo confirmou antecipação do 13º salário para abril

O governo federal está considerando a antecipação do pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) neste ano. 

Essa medida, que já foi adotada em anos anteriores, está em fase de avaliação e depende de uma decisão final do presidente Lula e dos ministros da área econômica.

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, mencionou que a tendência é que a antecipação ocorra, mas ressaltou que a decisão ainda não foi formalizada. 

Quais são as opções de datas para a antecipação em 2025?

Atualmente, o governo está analisando duas janelas de tempo para a realização dos pagamentos antecipados. As opções consideradas são os meses de abril e maio ou maio e junho. 

A escolha das datas é fundamental, pois os repasses do 13º são realizados em duas etapas, o que requer um planejamento cuidadoso para garantir que os beneficiários recebam os valores de forma eficiente.

13º foi antecipado em abril de 2024

No ano passado, o governo antecipou, pelo segundo ano consecutivo, o pagamento do 13º do INSS.

A antecipação representou uma injeção significativa de recursos na economia, abrangendo todas as 27 Unidades da Federação.

O pagamento do abono foi realizado em duas parcelas, nos meses de abril e maio, conforme o calendário habitual de pagamentos do INSS. 

Ao todo, mais de 30 milhões de beneficiários foram contemplados, movimentando um mais de R$ 60 bilhões.

Quem tem direito ao 13º do INSS e motivos para a antecipação

O benefício é destinado aos segurados e dependentes da Previdência Social que recebam algum dos seguintes benefícios: aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão. 

A decisão de antecipar o pagamento do 13º do  INSS tem como objetivo principal oferecer um suporte financeiro adicional para aposentados. 

Essa medida também busca mitigar os efeitos econômicos adversos que muitos brasileiros enfrentam, além de promover um aquecimento econômico em um período anterior ao que tradicionalmente ocorre.

Em resumo, a antecipação do décimo terceiro do INSS é uma política pública voltada para o bem-estar social e o estímulo econômico.

Com a liberação antecipada dos recursos para este ano, espera-se não apenas beneficiar diretamente os segurados, mas também promover um impacto positivo na economia como um todo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.