O que acontece se abrir a porta do avião durante o voo?
Em março de 2023, um passageiro tentou manipular a trava de segurança da porta de emergência da aeronave, além de agredir um comissário de bordo com uma colher quebrada.
O fato aconteceu durante um voo da United Airlines de Los Angeles a Boston, um incidente alarmante deixou a tripulação em alerta.
Na ocasião, para conter a situação, o piloto precisou realizar um pouso de emergência, permitindo que autoridades policiais retirassem o passageiro do avião.
Porta de emergência durante o voo
O incidente levantou questões sobre a segurança das portas de emergência em voos comerciais. Especialistas explicam que, mesmo se aberta, as portas não podem ser acionadas durante o voo devido à diferença de pressão entre o interior da cabine e o ambiente externo.
Fernando de Borthole, piloto e criador do canal Aero Por Trás da Aviação no YouTube, detalha que as portas são seladas e controladas eletronicamente pelo piloto, sendo impossível destravá-las devido à pressurização da cabine.
Impactos potenciais de abrir uma porta em voo
Teoricamente, abrir uma porta de emergência em altitude de cruzeiro poderia resultar em consequências devastadoras. A rápida descompressão faria com que pessoas próximas à porta fossem expelidas, potencialmente levando ao desprendimento da fuselagem e desintegração da aeronave.
Além disso, a despressurização da cabine resultaria na perda de oxigênio e em temperaturas extremamente baixas, tornando o ambiente dentro do avião inóspito.
Treinamento e procedimentos de segurança
Em entrevista exclusiva ao Byte, uma comissária de bordo, sob condição de anonimato, revelou que a tripulação é treinada para lidar com situações de emergência envolvendo as portas de aeronaves. Durante o solo, há procedimentos específicos para garantir que passageiros não interfiram nas portas de emergência.