Novo feriado? Governo sanciona lei de mais uma data comemorativa
Nesta terça-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que institui o Dia do Rei Pelé, celebrado anualmente em 19 de novembro. A data homenageia o dia em que Pelé marcou seu histórico milésimo gol.
Origem do projeto de lei
O projeto, originalmente apresentado pelos deputados Luciano Ducci (PSB/PR) e Felipe Carreras (PSB/PE), foi aprovado na Câmara em dezembro do ano passado.
Posteriormente, o texto seguiu para o Senado, onde foi analisado pela Comissão de Esporte (CEsp) sob a relatoria do senador Jorge Kajuru.
Tramitação e Sanção
Após aprovação no Senado, o texto foi enviado para sanção presidencial em 11 de junho. A lei reconhece as significativas contribuições de Pelé ao futebol e ao esporte brasileiro, destacando sua importância como uma verdadeira “instituição nacional”.
Conhecido como o “Rei do Futebol” e “Atleta do Século”, Pelé também foi eleito o “Melhor Jogador de Futebol do Século XX”.
“Os reconhecimentos durante sua vida se estenderam ainda em outros que seguiram depois de seu falecimento. O dicionário ganhou um verbete próprio, o adjetivo ‘Pelé’, destacando: ‘o que ou aquele que é fora do comum, que ou quem, em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade, não pode ser igualado a nada ou a ninguém'”, diz o texto do projeto.
Comemoração do milésimo gol
O “Dia do Rei Pelé” celebra o milésimo gol do jogador, alcançado em 1969 durante uma partida contra o Vasco da Gama. A data serve como um tributo ao legado de Pelé e suas conquistas no mundo do futebol.
Biografia de Pelé
Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, nasceu em 23 de outubro de 1940, no sul de Minas Gerais. Criado em uma família humilde, Pelé é filho de Celeste Arantes e João Ramos do Nascimento, também jogador de futebol conhecido como Dondinho.
Pelé ganhou notoriedade no Santos e se consagrou como o único jogador a vencer três Copas do Mundo com a seleção brasileira, solidificando sua posição como o eterno rei do futebol.