Novo cronograma do 13º do INSS surpreende beneficiários. Saiba detalhes
Em 2024, os aposentados e pensionistas do INSS terão que se adaptar a um novo esquema de pagamento para o 13º salário. O Ministério da Previdência Social alterou as datas de pagamento dos benefícios para agosto e novembro deste ano.
Essa mudança ocorre após o Governo Lula ter antecipado o pagamento do 13º salário em 2023, o que beneficiou mais de 32,5 milhões de pessoas e injetou aproximadamente R$ 62,6 bilhões na economia durante maio e junho daquele ano.
Porém, em 2024, os pagamentos serão realizados em agosto e novembro, conforme estabelecido pela legislação em vigor. Os segurados terão a chance de verificar as datas e os valores dos pagamentos dois dias antes do início do período de pagamento.
O décimo terceiro salário do INSS é destinado a aposentados, pensionistas e outros segurados que recebem benefícios previdenciários.
No entanto, é importante destacar que os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da Renda Mensal Vitalícia não têm direito ao 13º salário.
Além disso, é relevante observar que o valor do décimo terceiro será ajustado de acordo com o novo salário mínimo, e cada parcela corresponderá a 50% do valor do benefício.
As datas de pagamento da segunda parcela do 13º salário serão determinadas com base no final do número do benefício.
13º do INSS: Veja calendário de pagamento oficial da 1ª parcela 2024
- Benefício final 1: 26 de agosto
- Benefício final 2: 27 de agosto
- Benefício final 3: 28 de agosto
- Benefício final 4: 29 de agosto
- Benefício final 5: 30 de agosto
- Benefício final 6: 02 de setembro
- Benefício final 7: 03 de setembro
- Benefício final 8: 04 de setembro
- Benefício final 9: 05 de setembro
- Benefício final 0: 06 de setembro