Novo benefício para DESEMPREGADOS é anunciado; saiba detalhes
Pessoas que estão desempregadas frequentemente enfrentam dificuldades para pagar as passagens do transporte público enquanto buscam por oportunidades de emprego.
Raramente as empresas que solicitam a participação do candidato em processos seletivos oferecem reembolso das despesas de deslocamento, pois não é um requisito obrigatório. No entanto, agora, esse grupo específico de pessoas está recebendo um novo benefício nesse aspecto.
Em uma iniciativa conjunta entre o Governo do Estado de São Paulo e as empresas de transporte público, como trens, metrô e ônibus, foi criado um benefício exclusivo para os desempregados. O objetivo é permitir que os cidadãos paulistas em busca de emprego possam comparecer às entrevistas sem se preocupar com o custo da passagem.
Transporte gratuito para desempregados; entenda regras
Devido à vasta extensão da Região Metropolitana de São Paulo, o governo estadual decidiu, em colaboração com as empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), oferecer gratuidade nas viagens.
Quem está desempregado pode utilizar ônibus, trens ou metrô de forma totalmente gratuita, porém, por um período de tempo limitado e mediante o cumprimento de certos requisitos.
A Gratuidade nos metrôs e trens será ofertada aos trabalhadores demitidos há, no mínimo, 30 dias ou, no máximo, 180 dias. Além disso, as credenciais são válidas por 90 dias e não são renováveis.
Já no caso de quem utiliza ônibus intermunicipais, essa medida é válida para residentes ou trabalhadores recentes na região do ABC paulista, bem como para aqueles que moram nas proximidades do Corredor Metropolitano ABD, além dos moradores das regiões de São Mateus e Jabaquara, na capital, e do município de Mauá.
Os solicitantes devem estar desempregados por mais de 2 meses e menos de 6 meses (entre 60 e 180 dias), e a carteira de gratuidade tem validade de 28 dias corridos.
Emissão de carteira para gratuidade no transporte público
Para obter a carteira de gratuidade no transporte público, os desempregados precisam comparecer aos postos de emissão, localizados na estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 16h, ou solicitar pelo telefone na EMTU.
No ano de 2023, 24.446 cidadãos foram beneficiados com viagens gratuitas na CPTM e no Metrô, enquanto 142 credenciais foram emitidas pela EMTU no mesmo período. Para cada viagem, é necessário apresentar a credencial juntamente com a carteira de trabalho.