Nova versão do LinkedIn com utilização da IA vai facilitar na busca por empregos
O LinkedIn acaba de apresentar uma nova abordagem para quem busca oportunidades de trabalho, tornando o processo mais dinâmico e acessível com o apoio da inteligência artificial (IA).
A partir de agora, a plataforma permite que os usuários descrevam informalmente o tipo de vaga que desejam — e o sistema, com base em IA, se encarrega de sugerir posições compatíveis com os desejos e habilidades do candidato.
A novidade transforma a tradicional experiência de busca, baseada em filtros e palavras-chave, em uma interação mais natural e próxima de uma conversa com um orientador de carreira.
Expressões como “quero atuar com sustentabilidade e inovação” ou “busco uma vaga inicial em produção audiovisual” passam a ser interpretadas pelo sistema, que devolve sugestões alinhadas a esse perfil.
A tecnologia por trás desse avanço utiliza dados do Economic Graph, um modelo analítico mantido pelo LinkedIn que reúne estatísticas sobre empregos, qualificações, empresas e profissões ao redor do mundo.
Esse recurso permite ao sistema entender contextos, intenções e nuances de linguagem, entregando resultados mais relevantes e personalizados.
Ferramentas ganham reforço com inteligência artificial

Além da nova experiência de busca, o LinkedIn está aprimorando sua interface com outros recursos alimentados por IA.
As páginas de vagas agora trazem mais informações sobre a reputação das empresas, tempo médio de resposta dos recrutadores e nível de compatibilidade do candidato com a posição anunciada — com base nas informações do seu próprio perfil.
Assinantes do plano Premium também recebem dados adicionais, como recomendações práticas para melhorar a candidatura e ranking de aderência a vagas em aberto, com base no desempenho profissional e nos objetivos declarados.
Aprendizado e desenvolvimento com apoio de IA
A plataforma também reforçou os recursos de preparação profissional com a integração da IA ao LinkedIn Learning. Os usuários agora podem participar de simulações de entrevistas, com direito a feedback automático e recomendações de cursos personalizados.
O novo modo de aprendizado oferece sessões simuladas em que o usuário pode treinar interações importantes, como solicitação de referências profissionais ou negociação salarial, recebendo ao final um plano de desenvolvimento sob medida para seus pontos de melhoria.
Planejamento de carreira com suporte personalizado
Outra funcionalidade que estreia é o Career Journey, uma ferramenta que ajuda o usuário a traçar metas profissionais e planejar etapas de aprendizado contínuo com base nas suas aspirações. Utilizando dados da plataforma, ela recomenda cursos e caminhos possíveis para alcançar objetivos de curto, médio e longo prazo.
Ao adotar esses novos recursos, o LinkedIn sinaliza um movimento claro de transformação da plataforma em um ecossistema integrado de desenvolvimento profissional, onde buscar vagas, aprender e se preparar para o mercado se tornam ações conectadas — e cada vez mais automatizadas e inclusivas.