Nova vacina contra a COVID começa a ser aplicada: Saiba quem deve tomar

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ) deu início, nesta quarta-feira (7), à aplicação da nova vacina contra a covid-19, que protege contra a variante JN.1, considerada a mais recente em circulação.

O município recebeu 20.700 doses do imunizante atualizado, e a prioridade inicial é atender idosos residentes em instituições de longa permanência.

Além da vacina contra a covid-19, também chegaram à cidade 13.040 doses da Pfizer Baby, destinada a crianças de 6 meses a 4 anos de idade. Ambas as vacinas foram avaliadas como seguras e eficazes na prevenção de formas graves da doença, reduzindo internações e óbitos.

Para receber a nova dose da vacina contra covid-19, é necessário que o idoso tenha sido vacinado há pelo menos 12 meses com a última dose disponível.

Cobertura será ampliada nas próximas semanas

A ampliação da imunização para outros grupos prioritários deve ocorrer nas semanas seguintes, com a chegada de novos lotes.

O esquema será conduzido pelas 240 salas de vacinação distribuídas nas clínicas da família e nos centros municipais de saúde, além das duas unidades fixas do Super Centro Carioca de Vacinação — uma localizada em Botafogo, na zona sul, e outra no Park Shopping Campo Grande, na zona oeste.

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado

00467033

Já no próximo sábado (10), a capital fluminense realiza mais uma edição do Dia D da vacinação contra a gripe, com atendimento das 8h às 17h. A ação acontecerá em toda a rede de atenção primária, nas unidades do Super Centro Carioca e em centenas de pontos extras espalhados pela cidade.

Os pontos temporários estarão localizados em praças, igrejas, associações de bairro, escolas e centros comerciais, para garantir acesso facilitado à população. Mais de 500 mil doses da vacina contra a influenza estarão disponíveis.

A campanha contempla todas as pessoas a partir de 6 meses de idade. A única contraindicação é para quem teve reação alérgica grave a uma dose anterior. Crianças menores de 6 meses não devem receber a vacina. Para se imunizar, é necessário apresentar um documento de identidade e, preferencialmente, a caderneta de vacinação.

Meta é imunizar 3 milhões de cariocas

Até o momento, mais de 700 mil pessoas já se vacinaram contra a gripe em 2025. A meta da secretaria é atingir 3 milhões de moradores da cidade até o fim da campanha. Em 2024, a campanha vacinou 208 mil pessoas em um único dia, e a expectativa é superar esse número em 2025.

Dessa forma, a dose da influenza é anual. Quem foi vacinado no ano passado deve tomar uma nova dose neste ciclo. Sobre o assunto, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, reforçou a importância da imunização antes da chegada do inverno, quando aumentam os casos de síndromes respiratórias.

“É fundamental que a população se vacine o quanto antes. Estamos mobilizando a cidade com atividades culturais e ações de saúde para transformar o Dia D em uma verdadeira celebração da prevenção”, destacou Daniel, em nota.

* Com informações da Agência Brasil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.