Nova tecnologia implementada pelo INSS é de cair o queixo

O avanço da tecnologia vem transformando o atendimento previdenciário no Brasil. Um exemplo claro é a teleperícia, que permite a realização de avaliações médicas à distância, reduzindo deslocamentos e otimizando o tempo de quem precisa acessar o sistema.

Em 2023, foram realizados 67.241 atendimentos por vídeo, e até março de 2025, mais 28.387 pessoas já haviam utilizado o serviço.

Também chamada de perícia conectada, a modalidade é uma iniciativa do Ministério da Previdência Social, em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e atende segurados em regiões sem médicos peritos disponíveis.

O objetivo é diminuir filas e ampliar o acesso, inclusive por meio de unidades móveis como o PREVBarco e o PREVMóvel.

Crescimento do serviço no Brasil

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A perícia por vídeo começou em 57 unidades no Nordeste, com a atuação de 30 médicos. Atualmente, está presente em 221 pontos do país, dos quais 165 já operam com agendamento aberto, com o apoio de 145 médicos peritos em atividade.

Inicialmente implantada em locais com longas filas ou falta de profissionais fixos, a teleperícia hoje é usada também para agilizar o atendimento à população local, sem a necessidade de transferências ou viagens para outras cidades.

O serviço está disponível para benefícios por incapacidade temporária, nos casos em que o pedido não for validado pelo sistema Atestmed, e também para avaliações médicas de Benefício de Prestação Continuada (BPC) voltado a pessoas com deficiência.

Atendimento remoto no serviço social do INSS

Outro avanço importante tem sido nas avaliações sociais feitas à distância. Só em 2024, 108.975 pessoas passaram por esse tipo de atendimento, número que representa um crescimento de 44,7% em relação ao ano anterior. Em 2023, foram 75.296 atendimentos.

De janeiro a março de 2025, 28.196 pessoas já utilizaram o serviço social remoto do INSS. A força de trabalho também aumentou: 190 assistentes sociais atuam em 2025, frente a 141 no ano anterior. Ao todo, 393 unidades estão habilitadas para realizar esse tipo de atendimento no país.

Assim como a perícia médica, a avaliação social é uma etapa obrigatória para a concessão do BPC. Para ter acesso ao benefício, é preciso estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e ter um CPF ativo.

Inclusão e agilidade como prioridade

Com o uso da tecnologia, o INSS busca reduzir desigualdades regionais no acesso a benefícios, oferecendo atendimento especializado mesmo em áreas remotas. O novo modelo de atuação reforça a aposta do governo federal em modernizar o sistema previdenciário e facilitar o contato da população com os serviços públicos.

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